O etanol adulterado, misturado ao etanol anidro, possui uma coloração alaranjada muito característica, sendo incapaz de enganar um cliente atento. Por isso, uma dica preciosa é ficar de olho na bomba de combustível e avaliar a aparência do etanol que está sendo usado para abastecer seu carro.
Em uma proveta de 100ml, o frentista deve adicionar 50 ml de gasolina e 50 ml de uma solução feita de água e sal de cozinha. Depois de misturado, o etanol que estava na gasolina é transferido para a água. Após um repouso de 15 minutos, fica visível a separação dos líquidos, com a gasolina na parte superior da proveta.
Sair água do escapamento quando o veículo está abastecido com etanol é normal, mas fique de olho nessa quantidade. Se estiver pingando muito, especialmente se o motor estiver ligado há mais de 15 minutos, é forte indício de “álcool molhado”.
A qualidade do etanol pode ser conferida na própria bomba, onde deve haver uma placa indicando o nível de segurança do combstível. Se o volume estiver acima ou na mesma marca da linha vermelha indicada nessa placa, pode abastecer.
Um combustível de procedência confiável e de alto padrão tem um papel importante na manutenção do veículo. Além disso, é ele que vai definir a reputação dos postos e, consequentemente, os seus resultados financeiros. Abastecer com combustível adulterado ou “batizado”, portanto, pode causar sérios danos ao veículo.
A gasolina é obtida através do refinamento e do craqueamento do petróleo, sendo composta por uma mistura de hidrocarbonetos com cinco a dez átomos de carbono na cadeia. Assim, a qualidade da gasolina varia de acordo com os hidrocarbonetos que a compõem.
Por outro lado, o heptano é o componente da gasolina menos resistente à compressão e a ele atribuiu-se o valor de zero octanas ou índice de octanagem igual a 0. Isso significa que, se a gasolina tem índice de octagem igual a 87%, ela comporta-se como se fosse uma mistura de 87% de isoctano e 13% de heptano.
O que é Química? A classificação e a qualidade da gasolina baseiam-se na sua composição. Quanto mais resistente à compressão (maior índice de octanagem), melhor é a gasolina. A gasolina é obtida através do refinamento e do craqueamento do petróleo, sendo composta por uma mistura de hidrocarbonetos com cinco a dez átomos de carbono na cadeia.
3- Gasolina Premium: possui os mesmos aditivos detergentes e dispersantes da gasolina aditivada, mas seu índice de octanagem é maior, sendo igual a 91. Além disso, seu teor de enxofre é menor, sendo menos poluente.
Qual é o bairro mais violento de SP?
Qual vai ser o valor do salário comercial?
O que é o princípio da reversibilidade da luz?
Como recuperar imagens e vídeos apagados do WhatsApp?
Tem que juntar procuração no agravo de instrumento?
Qual a tribo mais perigosa do Brasil?
Como diluir óleo essencial no difusor?
O que quer dizer um cartão de crédito Platinum?
Quem aposentou em 98 têm direito à revisão?
Qual o tempo de resposta do Ministério Público?
Quais os benefícios do arroz cru?
Como comprovar que não houve Litigancia de má fé?
O que são lutas Esportivizadas?
O que significa E3 no ar condicionado Komeco?
Para que serve o exame de zinco Protoporfirina?