Regra geral de concordância nominal Artigo, adjetivo, pronome adjetivo e numeral devem concordar em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural) com o substantivo ao qual se referem. Portanto, o substantivo é o núcleo/guia em relação a essas outras palavras.
A regra geral de concordância nominal estabelece que os determinantes (adjetivo, pronome adjetivo, artigo, numeral) concordam em número e gênero com o determinado (substantivo ou pronome) a que se referem.
Os termos que fazem relação com o substantivo na concordância nominal devem, de acordo com a norma culta, concordar em gênero e número com o ele. Nesse caso, o substantivo “cavalos” está no masculino e no plural e a concordância dos modificadores está correta, já que “dois” e “fortes” estão no gênero masculino e no plural.
Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. A concordância do adjetivo ocorre de acordo com as seguintes regras gerais: 1) O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. Por exemplo: As mãos trêmulas denunciavam o que sentia.
Lembre-se que período é a frase que possui uma ou mais orações, podendo ser simples, quando possui um verbo, ou então composto quando possuir mais de um verbo. Sujeito composto é aquele que possui mais de um núcleo e, portanto, o verbo estará no plural. Vejamos:
O que causa a sensação de prazer?
Quando o YouTube começa a pagar?
Como organizar os aplicativos na tela inicial do celular?
O que pode ser detectado no exame de fezes?
Como ativar o defender no regedit?
Quantas páginas são 1500 caracteres?
Como saber se tenho anticorpos para toxoplasmose?
Qual o melhor método para clarear a virilha?
O que significa 18 mm de chuva?
Qual é o grão mais nutritivo do mundo?
O que é bom para engrossar os fios de cabelo?
Como ficou o passe livre para Idoso?
Qual é a primeira lei espiritual?
Como pedir estorno de transferência errada?