Por cima ou por cima?

Pergunta de Mariana Coelho de Araújo em 03-10-2025
(47 votos)

Acima é advérbio que significa «em parte mais alta», e em cima e por cima são locuções adverbiais, respectivamente com o sentido de «na parte superior (com contacto)» e de «acima (sem contacto)».

Como se escreve por cima ou por cima?

Em cima é antônimo de embaixo. Já a palavra encima é uma conjugação do verbo encimar, que é sinônimo do verbo coroar, conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo.


Qual a diferença entre encima e em cima?

A palavra encima junto é verbo que significa por em cima; já separado. ... Ela esclarece que a palavra encima junto é verbo que significa por em cima. Já a palavra separada é uma locução prepositiva.

O que significa Vem por cima?

De uma parte mais alta (ex.: a água vem de cima).

Como se escreve em cima de mim?

Para indicar uma posição alta ou elevada, a forma correta é em cima, escrito de forma separada:O gato está em cima do sofá.Os talheres estão em cima da mesa.Meu cachorro dorme em cima de mim.

EM CIMA OU ENCIMA? Qual é a diferença?


29 curiosidades que você vai gostar

Como se escreve em cima e em baixo?

Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado.

Quando se usa a palavra Sob?

sob = “embaixo de”, “em estado de”, “sujeito à influência ou ao comando de algo ou alguém”. sobre = “em cima de”, “acima de” ou “a respeito de”.

Como usar a palavra está ou estar?

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Qual a classe gramatical da palavra cima?

No primeiro caso, trata-se de um advérbio de lugar e surge em frases como "ele estacionou o carro mais acima". "De cima" é uma locução adverbial de lugar. ... Tanto o advérbio como a locução adverbial determinam ou intensificam o sentido do verbo, de um adjetivo ou de um outro advérbio.



Outras questões

Onde é usado o álcool isopropílico?

Por que o Luffy quer ser rei dos piratas?

O que é agricultura de pousio?

Qual é o herói mais amado?

Quais as 3 dimensões do desenvolvimento sustentável?

Quais cuidados devemos ter com a utilização de ureia para ruminantes?

Onde ocorrem as Cavalhadas?

É normal ter recaídas?

Em que ano se deu o êxodo?

Quais são os cuidados de enfermagem?

Quais são os cartéis do México?

O que acontece se rodar com óleo vencido?

O que faz um profissional de infraestrutura?

Como identificar um quiral?

O que esta havendo?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com