Biólogos observaram que as células estromais e seus descendentes, os osteoblastos, governam a produção dos osteoclastos que degradam o osso pela secreção de três moléculas sinalizadoras: duas promovem o desenvolvimento dos osteoclastos e uma suprime.
Os osteoclastos são células responsáveis pela reabsorção óssea, por meio da desmineralização e degradação da matriz óssea. Essa célula destaca-se por ser grande, apresentar vários núcleos e apresentar mobilidade.
A osteoporose é caracterizada pela quebra no equilíbrio entre osteoblastos e osteoclastos, com redução na formação de osso novo ou aumento na reabsorção óssea. O resultado é a diminuição na densidade óssea e o enfraquecimento ósseo.
Células osteoprogênitoras Durante a fase de crescimento dos ossos e reparações de lesões ósseas, as células osteoprogenitoras são mais ativas e também aumentam a sua atividade originado novos osteoblastos para o tecido ósseo.
Significa que ao exame de densitometria a densidade do seu osso está diminuída, podendo significar osteoporose ou estado pré-osteoporose (osteopenia).
Apesar de no passado acreditar-se que os osteoclastos eram oriundos de células osteoprogenitoras, hoje já se sabe que estes são oriundos da medula óssea, derivando de monócitos coalescentes. Ao passo que o osteoclasto cresce e, posteriormente, se remodela, o osso vai sofrendo contínua reabsorção por tais células gigantes.
Alterações hormonais decorrentes da menopausa também aumentam a perda de massa óssea. A perda de massa óssea é, frequentemente, assintomática, de tal forma que a osteoporose é considerada uma doença silenciosa.
A relação entre osteoclastos e osteoporose pode, inclusive, não ser muita boa, dependendo do tratamento empregado para lidar com a doença. “Algumas medicações para tratamento da osteoporose atuam bloqueando a atividade dos osteoclastos, ou seja, reduzindo a contingente de reabsorção óssea”, afirma Dr. Guilherme.
Para que os ossos possam se ajustar às novas exigências, eles são degradados e remodelados, continuamente. Este processo é conhecido como remodelação. Nesse processo, pequenas áreas do tecido ósseo são removidas continuamente e um novo tecido ósseo é depositado. A remodelação afeta a forma e a densidade dos ossos.
Qual banco tem o cofre mais seguro do mundo?
O que são direitos do consumidor?
Quanto ganha uma diarista em portugal?
Como é chamada a injeção que é aplicada na derme?
Como saber quais as musicas a meter no youtube?
Quanto carvao para um churrasco?
Quais são os principais riscos dos produtos químicos para o meio ambiente?
Quando dois homens desejam a mesma coisa?
Qual é o signo menos sentimental?
O que significa amor ao próximo?
O que os atletas vencedores ganhavam nos Jogos Olímpicos da Antiguidade?