Na Idade dos Metais, a organização social tornou-se complexa. O uso do metal exigia trabalho qualificado. Surgiu a figura do artesão, responsável por extrair o metal da natureza e modelá-lo em armas, arado, entre outros. As armas de metal intensificaram as guerras entre os grupos humanos.
Além disso, o surgimento e o controle do fogo contribuíram também para o uso dos metais. A Idade dos Metais ocorreu em 6 mil a.C. e foi marcada pelo surgimento das primeiras cidades. A produção agrícola aumentou e, consequentemente, a população.
As primeiras sociedades que começaram a desenvolver a metalurgia estavam localizadas no Oriente, sendo que muitas vezes, eles eram extraídos de locais distantes, o que dificultou a disseminação completa do metal nesse período.
Os objetos eram moldados na fundição, mas dava-se um acabamento para corrigir as falhas. Com o domínio do ferro foram criadas ferramentas que auxiliaram na agricultura como o arado de metal e a enxada. Também foram produzidos utensílios domésticos como potes, facas e panelas.
O Paleolítico é marcado pelas condições rústicas em que os hominídeos sobreviviam. Primeiramente, essa sobrevivência dependia da caça de animais e da coleta de frutos e raízes na natureza. Esse estilo de vida baseado na caça, pesca e coleta significa que o homem era nômade, isto é, mudava-se sempre de lugar.
No entanto, qual a importância de se ressaltar esse tipo de descoberta humana? O que podemos frisar é que a utilização dos metais foi de fundamental importância para algumas das sociedades que surgiram durante a Antiguidade.
Assim como a Idade do Bronze, a Idade do Ferro também se desenvolveu de formas diferentes em cada região e, portanto, as datas do domínio do minério variam. O Cobre e o estanho eram minérios difíceis de se extrair das jazidas e por tanto, eram bastante valorizados.
Os metais usados foram: cobre, bronze e ferro. Com armamentos mais potentes e resistentes, em razão do uso do metal na fabricação, as guerras entre as tribos se tornaram constantes. Os aglomerados agrícolas se transformaram em cidades.
As descobertas arqueológicas apontam que as produções em ferro mais antigas estiveram localizadas na Anatólia (Ásia Menor) e no continente africano. O ferro passou então a ser dominante da confecção de ferramentas, armas e utensílios e paulatinamente substituiu o bronze, material mais caro, de extração mais difícil e de menor durabilidade.
Como agrupar email por conversas no outlook?
O bebe mexe com quantos meses?
O que é um manifesto de uma nota fiscal?
Quais os 4 estágios da úlcera?
Quais são as fases da industrialização?
Quanto produz uma vaca leiteira?
Como visitar o Zoológico de SP?
Com quantos anos se entra na adolescência?
Qual é a diferença entre prosperidade e riqueza?
Quem é o maior campeão do Paulistão?
Quanto custa cirurgia catarata?
Quais são as profissões no campo?