Não havia necessidade de pesadas paredes de pedra, pelo contrário, nas paredes podiam ser abertas grandes janelas. O resultado foi uma edificação de pedra e vidro como o mundo jamais vira.
A arte românica, expressão estética do feudalismo, reflete o medo do povo. Esculturas anunciam o apocalipse, pinturas murais apavorantes retratam o pânico que invade não só a França mas toda a Europa Ocidental.
A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. ... A pintura (a representação de imagens numa superfície) durante o período gótico era praticada em quatro principais ofícios: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais.
Eram feitos em pedra e tinham função apenas decorativa. A entrada principal das construções góticas fica no seu extremo-oeste e, geralmente, há três portas com arcos pontiagudos, chamados também de tímpanos. Os tímpanos são decorados com estátuas que retratam episódios bíblicos.
Os principais elementos artísticos da arquitetura gótica são os florões, as gárgulas, as rosáceas e os vitrais. Estes últimos são pedaços de vidros coloridos, unidos, formando desenhos. Eles foram usados como ornamentos das fachadas para os interiores das catedrais da arquitetura gótica.
As pinturas e esculturas góticas, assim como as artes do estilo românico, tinham como principal temática a religião. No entanto, na escultura gótica, o realismo prevaleceu com a busca por aspectos reais e humanos das figuras de anjos, santos e personagens bíblicos.
A escultura gótica também expressa o desejo de verticalidade. Contudo, esboça também o naturalismo capaz de atribuir movimento e vida às esculturas, as quais são, quase sempre, um complemento à arquitetura.
Essa vertente artística pode ser vista em pinturas, em objetos da arte sacra, em estatuas e vitrais. Esta última é uma das principais características do movimento, que visava dar mais luz para as igrejas. Outra característica presente na arquitetura gótica é o uso do arco ogival na construção das catedrais e basílicas.
Os principais elementos da arquitetura gótica são: Arcos: arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. Frequentemente eram decorados com algumas esculturas. Arcadas: representam uma sequência de arcos sustentados por colunas e geralmente eram encontrados nos claustros.
Caracterizada pela suntuosidade das construções, ligada ao caráter religioso do estilo, a arquitetura gótica expandiu-se para grande parte do continente nos séculos posteriores. A arquitetura gótica foi desenvolvida a partir das construções do estilo românico, muito difundido anteriormente.
Esculturas também foram construídas e colocadas nos pórticos das catedrais. As esculturas diferiam das esculturas do estilo românico por não serem tão sólidas, mas sim por ganharem vida. A altura e suntuosidade das construções imprimiam uma noção de diminuição do ser humano nesses locais.
O gótico era considerado um estilo bárbaro, “monstruoso”, cujo nome era derivado dos godos. Porém, a partir do século XVIII, houve um processo de reavaliação do estilo, inicialmente na Inglaterra e posteriormente na França, Alemanha e Itália.
Diferentemente da arquitetura românica, os arquitetos do estilo gótico desenvolveram as abóbodas ogivais, o que dava uma maior dimensão às naves centrais e laterais das catedrais.
Quanto custa abrir uma loja de plantas?
Que brinco usar quem tem alergia?
Qual a diferença entre bem casado e casadinho?
Como colocar bordas em fotos no PC?
Quem pode requerer recuperação especial?
Quais os nomes dos óleos de unção?
Qual era a deusa da sabedoria e da Justiça e qual era a sua ave preferida?
Quais itens deve contemplar um bom plano de aula?
Como faço para ativar o WhatsApp no meu celular?
O que é preciso para ser um agente comunitário de saúde?
Quais são as formas de transmissão da doença de Chagas?
Como contar prazo para apelação?
Quais são as atitudes de uma pessoa gentil?
Quais são os municípios menos povoados de Santa Catarina?
Como tomar AAS infantil como anticoagulante?