Quem pode requerer recuperação especial?

Pergunta de Ângelo Amaral em 30-05-2022
(35 votos)

As microempresas e as empresas de pequeno porte, conforme definidas em lei, poderão apresentar plano especial de recuperação judicial, desde que afirmem sua intenção de fazê-lo na petição inicial e cumpra os requisitos estabelecidos no artigo 51 da Lei 11.101/2005.

Quem pode pedir recuperação judicial especial?

Quem pode pedir? As empresas de pequeno porte e microempresas que possuem pelo menos 2 anos de atividade e que não tenham declarado falência, as empresas que não tenham tido um processo de recuperação judicial anterior à 5 (cinco) anos podem solicitar a recuperação judicial.


Quem são os sujeitos envolvidos na recuperação especial?

Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos. Os credores do devedor em recuperação judicial conservam seus direitos e privilégios contra os coobrigados, fiadores e obrigados de regresso.

Quais são os créditos sujeitos e não sujeitos a recuperação extrajudicial?

Não estão sujeitos à recuperação extrajudicial os créditos trabalhistas, assim como aqueles que também não se sujeitam à recuperação judicial. (vii) créditos decorrentes de contratos de adiantamento de contrato de câmbio – ACC.

Quem são os excluídos da recuperação judicial?

15) Os créditos decorrentes de arrendamento mercantil ou com garantia fiduciária - inclusive os resultantes de cessão fiduciária - não se sujeitam aos efeitos da recuperação judicial, nos termos § 3º do artigo 49 da Lei n.

? Farmacêutico pode requerer aposentadoria especial


30 curiosidades que você vai gostar

O que é recuperação especial?

Conforme abordado anteriormente, a recuperação judicial especial (RJE), em linha com os princípios atribuídos ao PLC 71/2003 [4], visa a viabilizar a recuperação das micro e pequenas empresas por meio da facilitação e desburocratização do procedimento ordinário previsto na LFRE.

O que é plano especial de recuperação judicial?

O plano de recuperação especial, portanto, proporciona melhora no planejamento dos prazos para pagamentos dos créditos, assegurando a simplificação das obrigações em caráter administrativo, tributário, previdenciário e creditício, promovendo a manutenção de empregos, evitando, portanto, o fechamento massivo dessas ...

Qual a diferença entre recuperação judicial ordinária e recuperação judicial especial?

A recuperação judicial ordinária se distingue das demais em razão da sua complexidade e está prevista nos artigos 47 e 69 da Lei 11.101 de 2005. Ali, define-se esse procedimento como uma forma de possibilitar a superação de problemas econômicos e financeiros, prezando pelo correto funcionamento do negócio.

Quais são os tipos de recuperação judicial?

Entenda a diferença entre as duas alternativas legais que visam evitar a falência:Judicial. Nesse tipo de recuperação, o Poder Judiciário auxilia as instituições por meio da lei 11.101 de 2005, conhecida como Lei da Falência e Recuperação de Empresas. ... Extrajudicial.



Outras questões

Até quando vai durar o pente fino do INSS?

Quem é filho do Kakashi em Boruto?

O que fazer para uma pessoa com Alzheimer dormir?

Quando começa o frio em São Paulo 2021?

Quais foram os principais computadores produzidos pela Apple?

Pode plantar grama esmeralda na sombra?

Pode comer carne de boi na virada do ano?

Qual é a cerveja de Xangô?

Qual era a denominação popular dos exaltados?

Como Ichigo tem o poder de um Hollow?

O que é uma conduta voluntária?

O que é fresa na usinagem?

Como se chama o centavo de euro?

Qual a voz feminina mais bonita?

Quanto tempo leva para gelar uma lata de cerveja?

Quais planos de saúde o DF Star aceita?

O que mudou nas NRs 2021?

Como saber se minha tontura é labirintite?

O que é tributo Quais são suas características?

O que é descolamento de placenta no primeiro trimestre?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com