Por isso, conheça as 7 dicas de como organizar os arquivos do departamento pessoal, com atenção!
No entanto, em alguns casos é necessário armazenar os documentos trabalhistas por dez anos – como a folha de pagamento e o registro eletrônico –, além da recomendação de se arquivar os documentos relativos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por 30 anos.
1. Organize os documentos físicos Embora a tendência de digitalizar dados cresça diariamente, na prática é um pouco difícil se livrar de todos os documentos físicos. Afinal, alguns papéis precisam ser guardados por muito mais tempo (segundo a Tabela de Temporalidade). Então, você não deve dispensar a organização dos elementos físicos.
São contratos de trabalho, regulamentos, documentos de identidade, registro de ocorrências e assim por diante. Para que o departamento de pessoal possa se manter organizado, é preciso que esses documentos sejam arquivados da maneira correta. Eles devem ser mantidos em pastas, uma para cada funcionário.
O primeiro passo para organizar de forma adequada os documentos de Recursos Humanos pertencentes a uma empresa consiste na identificação de demandas organizacionais específicas.
Alguns documentos como RG, CPF, ficha funcional, atestados médicos e outros são informações pessoais que ficam sob responsabilidade da organização. Por isso, o cuidado de serem guardados em local de fácil acessibilidade, porém seguro.
Como foi a produção dos afrescos do teto da Capela Sistina?
O que fazer quando o PC não sai da tela de bloqueio?
Como foi a travessia do rio Jordão com Josué?
Quantos amperes aguenta uma fotocélula?
Como faço para me sair de dívidas com agiotas?
Como funciona a fenolftaleína?
Como fazer a impressão para sublimação?
Como desativar a conta da Twitch pelo celular?
Como sair da tela cheia do Windows?
Quanto tempo usar meia de compressão após cirurgia?
Como funciona uma audiência de instrução trabalhista?
Como sair da zona de conforto sem sair de casa?
Como agem as meias de compressão?
Quando pode sacar o lucro do FGTS?