O exercício físico aumenta a captação de glicose no músculo esquelético por diferentes mecanismos moleculares. Evidências experimentais demonstraram que a contração muscular não necessariamente estimula a fosforilação do IR e dos seus substratos (IRS-1 e IRS-2) em resíduos de tirosina, ou da enzima chave da via a PI3q.
Em resumo, o treinamento físico aumenta o fluxo sanguíneo muscular, o que facilita a ação da insulina e a captação da glicose, a agregação da insulina ao seu receptor e aumenta a atividade da enzima glicogênio sintase, o que aumenta a captação da glicose. Melhor que qualquer remédio para controle glicêmico.
As observações acima sugerem que, durante contrações de intensidade leve para moderada, os ácidos graxos são mobilizados do tecido adiposo (periférico e intramuscular) através da lipólise e utilizados pelo músculo esquelético.
A glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusão facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.
A insulina estimula o acúmulo de glicogênio através do aumento do transporte de glicose no músculo e síntese de glicogênio em fígado e músculo, através da defosforilação da enzima glicogênio sintetase.
O exercício físico reduz a expressão e/ou atividade de proteínas intracelulares de efeito negativo sobre a via de sinalização da insulina, por exemplo, PTP1B, JNK, IKK e iNOS, e com isso aumenta a sensibilidade à insulina e melhora a captação de glicose na obesidade (A).
GLUT4 é o chamado transportador de glicose insulino-sensível, cujo principal papel é proporcionar a captação de glicose insulino-mediada em tecidos adiposo e muscular, tecidos que expressam especificamente, mas não unicamente, a proteína GLUT4.
Assim, os filamentos movem-se até que o impulso nervoso cesse, então, o cálcio retorna ao retículo, a ligação entre a miosina e a actina cessa e o músculo relaxa. Além de permitir os movimentos do corpo, a contração dos músculos esqueléticos auxilia na circulação sanguínea, pois comprime as veias, impulsionando, assim, o sangue de volta ao coração.
No indivíduo adulto, as células da musculatura esquelética não se dividem mais. No entanto, existem células especiais, chamadas satélites, que são mononucleadas e pequenas e se localizam no conjuntivo que envolve os miócitos.
Além de permitir os movimentos do corpo, a contração dos músculos esqueléticos auxilia na circulação sanguínea, pois comprime as veias, impulsionando, assim, o sangue de volta ao coração. O músculo esquelético é constituído por feixes de fibras que contêm miofibrilas com secções denominadas sarcômeros
A distribuição de glicose pelos tecidos corporais tem o seu controle por meio da expressão e regulação das diversas isoformas dos transportadores de glicose nos tecidos (Jahn, 2010). Os transportadores de glicose (GLUTs) compreendem uma família de proteínas integrais da membrana que apresentam 12 domínios hidrofóbicos ...
Como limpar tijoleira manchada?
Como tirar mancha de queimado de pia?
Como tirar manchas de tinta de cabelo de fórmica?
Como tirar mancha de tinta óleo de uma roupa?
Por que será que as pessoas não gostam de mim?
Como tirar tinta de cabelo no mármore?
O que fazer com uma pessoa obsessiva?
Como tirar tinta de caneta de courino?
O que é bom para tirar tinta de cabelo?
Como lidar com idoso ranzinza?
Como se chama uma pessoa que se cobra muito?
Como remover tinta acrilica seca de tecido?
Como trabalhar com pacientes depressivos?
Como tirar mancha de sangue já seco?
O que é uma pessoa Ecocentrica?
Como lidar com um homem insegura?