O EIXO HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE-OVÁRIO (HHO) é o centro que é responsável pela regulação do aparelho reprodutor feminino e suas inúmeras funções.
O eixo hipotálamo-hipófise-gonadal.
O hipotálamo participa no controle das funções vegetativas e endócrinas do organismo, em parte pela tradução dos sinais elétricos oriundos do sistema nervoso central (SNC) em fatores humorais.
A espermatogénese durará de forma ininterrupta o resto da vida e os níveis de testosterona no sangue são regulados pelo funcionamento do complexo hipotálamo-hipófise, num mecanismo de retroacção negativa (do inglês negative feedback).
As gônadas são órgãos que produzem células sexuais sendo os ovários os representantes do sexo feminino e os testículos, do sexo masculino. ... Nas mulheres os hormônios produzidos são principalmente o estrogênio e a progesterona e nos homens a testosterona.
A puberdade é comandada pelo eixo hormonal hipotálamo--hipófise--gônada. Ela faz com que mudanças comecem a acontecer, como aparecimento de pelos pubianos, engrossamento dos pelos de outras partes do corpo, aparecimento do broto mamário nas meninas e aumento do volume do testículo nos meninos, entre outros sinais.
O eixo hipotálamo-hipófise-gônadas (HHG) tem uma fase ativa durante o desenvolvimento fetal e neonatal e, em seguida, entra numa fase de repouso, que dura da infância até a puberdade. A puberdade começa com a reativação do sistema HHG.
As duas porções da hipófise são ligadas ao hipotálamo. O que a neuro-hipófise faz é secretar hormônios determinados hormônios produzidos no hipotálamo, ou seja, o hipotálamo produz e “envia” para a neuro-hipófise e ela então, faz a secreção (libera para o organismo).
O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina (OCT) e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados, além de liberar fatores que regulam a atividade da adenoipófise.
O LH atua sobre receptores de membranas das células de Leydig, induzindo a produção de Testosterona. A Testosterona produzida desloca-se para dentro dos túbulos seminíferos, onde é necessária em altas concentrações para que ocorra a espermatogênese.
Os principais hormônios liberados pelo hipotálamo que interferem na secreção hipofisária são: Somatostatina ou hormônio inibidor do hormônio do crescimento (GHIRH); Hormônio liberador de hormônio do crescimento (GHRH);
Todos esses hormônios, em conjunto, têm efeito de feedback negativo combinado na hipófise anterior e no hipotálamo, causando a supressão da secreção de FSH e de LH e reduzindo-os a seus níveis mais baixos, cerca de 3 a 4 dias antes do início da menstruação.
Medicamentos que interferem no SNC influenciam a secreção de fatores de liberação hipotalâmicos, modificando a função hipofisária e a atividade dos órgãos-alvo. O sistema límbico também influi sobre o hipotálamo, por meio de vias aferentes corticais originadas na amígdala, região septal, tálamo e retina.
O hipotálamo participa no controle das funções vegetativas e endócrinas do organismo, em parte pela tradução dos sinais elétricos oriundos do sistema nervoso ...
O que tenho que fazer pra ser filha de santo na Umbanda?
Onde comprar roupas sociais femininas baratas?
Quando o Mercado Pago recusa o pagamento?
Como resolver uma EDO simples?
Qual a finalidade dos sistemas de equações na prática?
Como fazer sistemas de equações do 1 grau com duas incógnitas?
Como saber se o vidro pode ir no microondas?
Como se preparar para um business case?
Qual a fórmula para calcular o volume de um cone?
Como saber se meu vitiligo é universal?
Como descobrir vinho falsificado?
Qual conduta não farmacológica pode ser aplicada no ICC?
Como resolver um sistema linear possível é indeterminado?