Os dissacarídeos (como maltose, lactose e sacarose) consistem em 2 monossacarídeos unidos covalentemente por uma ligação O-glicosídica, a qual é formada quando um grupo hidroxila de uma molécula de açúcar reage como o carbono anomérico de outro (figura abaixo).
→ Oligossacarídeos: são formados pela união de dois a 10 monossacarídeos. Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).
Osídeos: São os açúcares hidrolisáveis. Podem ser dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose, celobiose, etc.) ou polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose). Dissacarídeos: sofrem hidrólise produzindo duas moléculas de monossacarídeos, exemplos: sacarose, lactose ou maltose.
Os dissacarídeos mais conhecidos são: a sacarose (na figura), dímero de glucopiranose e frutofuranose, comum em plantas, sendo explorado de forma comercial principalmente a partir da cana-da-índa (Saccharum officinarum); a maltose, dímero de glucopiranoses, encontrada de forma notável em todo o reino vegetal; a lactose ...
E a ligação glicosídica acontece entre a reação de um carbono anomérico de um monossacarídeo com um grupo hidroxila do outro monossacarídeo. A partir de um hemicetal reagindo com um álcool (grupo hidroxila) de outro açúcar, há formação de um acetal e a liberação de água. Assim, acontece a síntese dos glicosídeos.
Oligossacarídeo é o nome dado à estrutura formada pela associação de 2 a 10 moléculas de monossacarídeos encontram-se unidos formando uma só molécula. Nela, os açúcares combinam-se através de ligações covalentes, que passam a ser chamadas ligações glicosídicas.
Confira os dissacarídeos mais conhecidos e os alimentos em que são encontrados:
Para a formação de um dissacarídeo , ocorre reação entre dois monossacarídeos, havendo liberação de uma molécula de água. é comum utilizar o termo de desidratação intermolecular para esse tipo de reação, em que resulta uma molécula de água durante a formação de um composto originado a partir de dois outros.
Principais dissacarídeos 1 Sacarose: formada pela ligação entre glicose e frutose. 2 Lactose: formada pela união de glicose e galactose. 3 Maltose: formada pela ligação de duas moléculas de glicose.
Ao serem consumidos, o organismo quebra a ligação glicosídica dos dissacarídeos e libera seus monômeros, que são absorvidos e utilizados como fonte de energia. Este dissacarídeo com sabor doce característico é um açúcar comum em vegetais, extraído principalmente da cana-de-açúcar e beterraba para fazer o açúcar de mesa.
Dissacarídeos: carboidratos formados pela junção de dois monossacarídeos, por exemplo a lactose (glicose + galactose); Trissacarídeos: carboidratos formados pela junção de três monossacarídeos, por exemplo a rafinose (glicose + frutose + galactose);
Como desbloquear LG K11 esqueci a senha?
Quem está amamentando pode comer maçã?
Quem deve declarar Imposto de Renda 2023?
Como ir para Cancún gastando pouco?
Para que serve preposição de lugar?
Como fortalecer o chakra básico?
Quais são os tipos de sensores industriais?
Qual a nota máxima do Enem para passar em medicina?
O que que é um benefício por incapacidade?
Quantas vezes o Júri pode ser anulado?
Qual a velocidade do b2 Spirit?