O Projeto Político Pedagógico ( PPP ) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.
É por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e como, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente. Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas específicas dos alunos.
Quais informações são essenciais para o projeto?identificação da escola;missão da instituição;comunidade e público-alvo;plano de ação;informações sobre o andamento dos projetos de aprendizagem;diretrizes pedagógicas;o relacionamento com as famílias;questões financeiro-administrativas.
Um documento completo deve conter:1 – Identificação da escola. O documento deve começar, obviamente, identificando a escola ao qual se refere. ... 2 – Missão. ... 3 – Contexto das famílias dos estudantes. ... 4 – Dados sobre a aprendizagem. ... 5 – Recursos disponíveis. ... 6 – Diretrizes pedagógicas. ... 7 – Plano de ação.
O PPP é um documento nortear que deve ser elaborado por todas as escolas com o objetivo de orientar as práticas educacionais durante todo o ano letivo. ... Há instituições que o constroem por meio do Conselho Escolar, já que ele envolve representantes dos diversos segmentos da comunidade.
31 curiosidades que você vai gostar
O PPP visa melhorar a capacidade de ensino da escola como uma entidade inserida em uma sociedade democrática e de interações políticas. O documento traz, em detalhes, todos os objetivos, diretrizes e ações que devem ser valorizados durante o processo educativo, fim último da escola.
O Projeto Político Pedagógico é sem dúvida uma ferramenta que tem como principal objetivo melhor organizar a estrutura interior das escolas, auxiliando o trabalho da comunidade escolar em relação ao exercício do compromisso de todos, quanto às questões política e pedagógica.
Numa perspectiva de gestão democrática, o processo de elaboração e execução do PPP possibilita à escola organizar seu processo pedagógico de forma participativa, envolvendo todos os atores do processo educacional, na busca de soluções para os problemas inerentes à gestão pedagógica.
A gestão democrática deve servir de instrumento na transformação da prática escolar e de preparação da comunidade, devendo garantir um espaço de participação, integração de todas as esferas ligadas a instituição de ensino.
A gestão participativa tem como objetivo principal assegurar a gestão democrática, promovendo a participação de todos os membros da instituição na tomada de decisões. Sendo assim, o projeto político-pedagógico pode assegurar a gestão democrática, pois se sabe que ele é um documento elaborado coletivamente.
As competências descritas pela BNCC podem ser desenvolvidas de diversas maneiras pelo PPP, não aparecendo apenas no currículo disciplinar. ... Dessa forma, é possível contemplar o objetivo da BNCC em formar cidadãos íntegros, autônomos e criativos, que possam alcançar sucesso pessoal e profissional.
Construir um PPP que realmente responda aos significados dos próprios termos não se concebe sem a participação do coletivo. É nas vozes de toda a comunidade que são expressas as reais necessidades da instituição, a qualidade na educação e transformação social se tornam ideais a serem conquistados.
82), os princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério. Esses possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas.
Assim, a construção do PPP é marcada por três atos distintos: a) O primeiro, ato situacional que descreve a realidade da escola; b) Ato Conceitual que explana sobre a relação sociedade-homem que almeja formar; c) Ato Operacional que são ações sendo operacionalizadas.
Construindo o Projeto Político Pedagógico
Garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Qualidade do ensino; Organização e integração curricular; Integração escola/família/comunidade; Autonomia.
3 PRINCÍPIOS NORTEADORES
Princípio, segundo o dicionário PRIBERAM online, é iniciar e nortear é encaminhar, orientar, dirigir e regular. Portanto Princípios Norteadores são a base para a construção do PPP. Por esses princípios é que a escola vai nortear todas as ações que pretende realizar.
O ato de participar vindo de pais, alunos, funcionários e professores proporciona à escola uma qualidade em seu trabalho educativo, uma vez que, através desta participação, a escola conseguirá atingir seus objetivos.
Com a participação da comunidade no cotidiano escolar, temos a divulgação dos serviços oferecidos por ela que, de acordo com Gadotti (1997), implica na democratização da gestão e na melhoria da qualidade do ensino. Para esse autor, compreender o funcionamento da escola possibilita “conhecê-la por dentro”.
Colabora com a realização de diagnósticos participativos e mapeamento de recursos educativos locais, para apoiar a escola a conhecer melhor o território e utilizar seus ativos no processo de educação integral. Participa da construção e gestão do projeto político pedagógico de suas escolas.
As Competências Gerais não devem ser interpretadas como um componente curricular, mas tratadas de forma transdisciplinar, presentes em todas as áreas de conhecimento e etapas da educação. ... Elas indicam o norte para a compreensão das escolhas curriculares, que conta com a participação das escolas.
Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
Qual a relação entre tendências pedagógicas e construção do PPP? ... Logo, se o Projeto Político Pedagógico da instituição escolar é o que direciona a aprendizagem, no mesmo constará a tendência pedagógica instituída que norteará o trabalho educativo juntamente com suas principais ideias.
É oportuno enfatizar que o PPP pode orientar o trabalho da escola por meio de diversas formas de planejamento, todas elas integradas no diálogo e na busca de soluções de problemas da escola, com base na ação coletiva – alunos, professores, gestores, pessoal técnico-administrativo e de apoio, pais e comunidade local.
O docente e a coordenação pedagógica são elementos fundamentais para a educação. A participação comprometida por esses profissionais como agentes medidores do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, nutre- se da reflexão sobre suas práticas constantes, tendo a didática um papel fundamental nesse processo.
Como são os hospitais psiquiátricos no Brasil?
Como fazer para parar de crescer pêlos nas axilas?
Qual o melhor piso para colocar em laje?
Como saber o tamanho ideal do coletor menstrual?
Como fazer o cabelo crescer muito?
Quantas folhas cabem no disco P do Caderno Inteligente?
Como podemos impactar positivamente na vida das pessoas?
Qual o tamanho ideal de uma geladeira?
Como saber o tamanho de uma string no PHP?
Como saber o tamanho do tubo endotraqueal?
Como saber o tamanho da luva de boxe ideal?
Como separar as sílabas de Digrafo?
Quais são os tamanhos das bicicletas?
Que tipo de óleo usar no motor de geladeira?
Como separar areia sal e pó de ferro?