Comprovadamente, o nível socioeconômico dos alunos repercute no seu desempenho escolar. A condição social e familiar são fatores que influenciam a aprendizagem. A escolaridade dos pais também revelou conseqüência ao desempenho do aluno na prova. ...
Para facilitar o entendimento do nível socioeconômico das escolas, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) classificou as escolas em 6 grupos a partir deste indicador. ... Assim, as escolas que estão no nível “muito baixo” tem mais alunos nível socioeconômico mais baixo.
Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.
Trata-se de uma medida cujo objetivo é situar o conjunto dos alunos atendidos por cada escola em um estrato, definido pela posse de bens domésticos, renda e contratação de serviços pela família dos alunos e pelo nível de escolaridade de seus pais.
O Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica (Inse) 2015 está disponível para consulta no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Indicador permite contextualizar o desempenho das escolas nas avaliações e exames realizados pelo Instituto.
Conclui-se que os fatores socioeconômicos como estado conjugal, escolaridade e religião influenciam na qualidade de vida de idosos hipertensos.
O NSE é um valor numérico, inicialmente variando de -3 até 3. Posteriormente, para facilitar o entendimento, ele foi convertido para uma escala de 0 até 10 e em seguida, separado em sete níveis qualitativos: “Mais Baixo”, “Baixo” “Médio-baixo”, “Médio”, “Médio Alto”, “Alto” e “Mais Alto”.
Partindo desses dados, foi feita uma categorização dos cinco principais fatores que são considerados básicos para levar um aluno a obter sucesso. São eles: família, professores/escola competente, autoestima do aluno/força de vontade, saúde geral do aluno e recursos econômicos.
O NSE é um valor numérico, inicialmente variando de -3 até 3. Posteriormente, para facilitar o entendimento, ele foi convertido para uma escala de 0 até 10 e em seguida, separado em sete níveis qualitativos: “Mais Baixo”, “Baixo” “Médio-baixo”, “Médio”, “Médio Alto”, “Alto” e “Mais Alto”.
Atualmente no Brasil há um intenso debate sobre a atuação dos fatores socioeconômicos no desempenho do aluno, bem como um espaço reservado às políticas educacionais voltadas à democratização das oportunidades, visando a uma formação educacional de qualidade e além disso, que possam promover a eficácia e a equidade.
Assim, o objetivo deste estudo, de abordagem quantitativa e descritiva, é verificar se os fatores socioeconômicos influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes.
A evidência de que o nível socioeconômico influencia no desempenho do aluno é confirmada por meio de grande quantidade de pesquisas sobre o tema.
Os impactos deste processo[O uso da web e seus recursos, como as redes sociais ] na capacidade de aprendizagem social dos sujeitos têm levado ao reconhecimento de que a sociedade em rede está modificando a maioria das nossas capacidades cognitivas.
Como saber se alguém fez um cartão de crédito no meu nome?
O que diz o artigo 167 da Constituição Federal?
Como foi a descoberta da radiação?
Qual a conjugação do verbo ver?
Como se chama quem trabalha em matadouro?
Pode usar Nebacetin para candidíase?
Porque levamos um susto quando estamos quase dormindo?
Qual a linha ideal para fazer colcha?
Qual a grafia correta de dia a dia?
O que significa percentil 5 na gravidez?
Qual o verdadeiro objetivo do pregador?
Quais os tipos de argumentação lógica?
O que acontece quando o réu perdeu o prazo da contestação?
Quanto à demanda elástico e inelástico?
O que é responsabilidade extracontratual?