O FPSO Carioca é a primeira das 13 novas plataformas da companhia previstas para entrar em produção entre 2021 e 2025. Até 2025, serão mais 12 novos sistemas de produção em águas profundas, que se somam às 60 plataformas já existentes e em operação pela Petrobras.
Para lembrar, os sete FPSOs contratados pelo mercado brasileiro em 2021 foram: P-78, P-79, Bacalhau, Almirante Tamandaré, Alexandre de Gusmão, Parque das Baleias e Atlanta.
São cerca de 280 poços produtores em operação, aproximadamente 7 mil colaboradores trabalhando nas mais diversas frentes de atuação e 25 plataformas marÃtimas em operação – que produzem tanto no pós-sal quanto no pré-sal. Um autêntico complexo petrolÃfero em alto-mar – cuja vida produtiva está longe de terminar.
Petrobras lança ao mar a sua maior plataforma de exploração offshore de petróleo no Brasil. O navio-plataforma "FPSO Carioca" será o primeiro a ser instalado no campo de Sépia, uma área de exploração com gigantescas reservas que podem tornar o Brasil um dos maiores exportadores do mundo.
São plataformas chamadas de FPSO, cuja sigla em inglês significa unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo. A Petrobras já é considerada a maior operadora desse tipo de plataforma no mundo: temos 35 em operação, entre unidades próprias e afretadas.
28 curiosidades que você vai gostar
A Equinor disse em outubro de 2020 que a plataforma deverá começar a produzir em 2024. Esta será a maior plataforma de exploração de petróleo offshore já construÃda no mundo, com um comprimento de quase 340 metros, permitindo a extração em simultâneo de crude e de gás natural, avançou o DSIC.
62 pés – A maior plataforma do mundo
Esta Fazenda, que possui 20.500 hectares, faz parte do Grupo, que produz ao redor de 70 mil hectares no estado.
A construção da P-36 começou na Itália, em 1995, e terminou no Canadá, em 2000. A plataforma fazia parte do projeto de desenvolvimento da produção do campo gigante de Roncador, na Bacia de Campos, a 130 km da costa do estado do Rio de Janeiro, para produção diária de 184 mil barris de petróleo.
Como funciona limpeza de tanque em um FPSO? O FPSO depende do tanque de armazenamento para receber e manter todo o óleo extraÃdo dos poços. Um navio de petróleo vai até o FPSO para recolher o material. Assim, geralmente, os tanques são esvaziados semanalmente.
O sistema de ancoragem é responsável pelo posicionamento destas plataformas flutuantes. Umas das soluções empregadas em águas profundas, são as âncoras-torpedo, as quais consistem um sistema composto por cabos, corrente e âncoras.
FPSO é um navio flutuante de produção, armazenamento e descarregamento de petróleo e gás. Utiliza o sistema de processamento e armazenamento antes de qualquer descarga para um navio-tanque, ou serve para o transporte desses materiais para um gasoduto.
O Brasil possui atualmente 155 plataformas de petróleo, espalhadas por toda a costa brasileira. Essas plataformas são criadas para explorar óleo e gás no mar.
Plataforma navio-sonda
É uma plataforma flutuante de perfuração com alcance de aproximadamente 2000 m de profundidade. Sua estabilidade é obtida por meio de sensores acústicos e propulsores, que interrompem as ações das ondas e dos ventos.
As 10 Melhores e Mais Usadas Plataformas Digitais No Brasil1 – Asana.2 – Mention.3 – CamScanner.4 – Geckoboard.5 – SalesCloud.6 – GoToMeeting.7 – Wunderlist.8 – RD Station.
Tipos de PlataformasFixa.Autoelevável.SemissubmersÃvel.FPSO Monocoluna.Navio-Sonda.
Conheça os 7 diferentes tipos de plataformas de petróleo!Fixa. ... Autoelevável. ... SemissubmersÃvel. ... TLWP. ... Navio-sonda. ... FPSO. ... FPSO Monocoluna.
Os novos navios-tanque vão integrar a frota atual da companhia de 20 embarcações que realizam cerca de 1.800 offloadings por ano.
Um dos principais recursos para o inÃcio da produção de óleo e gás em um campo petróleo é a instalação da Unidade Estacionária de Produção (UEP). Existem diversos tipos de unidades produtivas, como as plataformas fixas, as semissubmersÃveis, o FPSO, entre outras.
O armazenamento de petróleo refere-se à estocagem da commodity em tanques ou terminais (grupo de tanques) ou mesmo em navios tanques, petroleiros, usados para armazenar o óleo produzido.
A maior bacia sedimentar offshore do paÃs, com uma área total de mais de 350 mil quilômetros quadrados, estende-se de Cabo Frio (estado do Rio de Janeiro) até Florianópolis (estado de Santa Catarina).
Apresentada ao mercado nesse inÃcio de 2021, a nova plataforma de corte draper modelo Flexer XS 62, é a maior plataforma de corte do mundo e realizou sua primeira colheita nas lavouras do sul do PiauÃ, na fazenda do grupo Risa, durante a abertura da colheita de soja.
Seguindo sua vocação de sempre estar à frente das inovações no agro, a GTS lança a Flexer XS 62 pés, que é comprovadamente a maior plataforma de corte do mundo.
São 503 cv, tubo de 8,9 metros, tanque graneleiro com capacidade de 14.500 litros e de descarga de 142 l/s.
Com quase 13 metros de comprimento, numa formatação de 26 linhas de 45cm, a maior plataforma das Américas vem causando espanto por onde passa, no entanto é importante ressaltar que apesar do tamanho, seu peso não chega a assustar, pois além do chassi, diversos componentes também são fabricados em alumÃnio.
Quem foi o Rei da Noite em Game of Thrones?
Como ir de BrasÃlia a Porto Seguro?
Como se forma o Fogo de Santelmo?
O que é o amadurecimento das frutas?
Como acontece a halogenação?
Qual é o agente causador da lepra?
Como funciona a reprodução das pteridófitas?
Qual é a principal migração de retorno no Brasil atual?
Qual o hospedeiro do Ascaris lumbricoides?
Como reverter um bloqueio judicial?
Como ocorre o armazenamento de lipÃdios?
O que é predatismo de um exemplo?
Como rezar armadura do cristão?
Como encontrar o massa óssea Valheim?