Como o flúor combate à cárie?

Pergunta de Bernardo Silva em 23-09-2022
(81 votos)


Como o flúor combate à cárie?

- O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram. - O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca. Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.

Como o flúor pode ajudar na prevenção da cárie?

O flúor previne o aparecimento de cáries ao fortalecer o esmalte do dente, uma vez que ele reduz a velocidade de desmineralização. O flúor reage com a matriz mineral da superfície do esmalte, formando fluorapatita, que é menos solúvel em ácido do que a hidroxiapatita.

Qual é o mecanismo de ação do flúor?

O mecanismo de ação dos fluoretos baseia-se na formação de fluoreto de cálcio na superfície da dentina. Entretanto, os referidos cristais apresentam diâmetro inferior ao da embocadura dos túbulos dentinários, o que implica a necessidade de mais de uma aplicação do produto para obtenção de efetividade.



Porque o flúor protege os dentes?

O flúor restaura os minerais na superfície dos dentesuma área onde as bactérias poderiam ter corroído o esmalte. Além disso, também é capaz de prevenir o crescimento de bactérias orais nocivas e prevenir cáries.

Como ocorre o efeito antimicrobiano do fluoreto?

O mecanismo pelo qual os fluoretos conferem maior resistência ao esmalte dentário ocorre na superfície dessa estrutura, ao longo de toda a vida, mediante sucessivos episódios de desmineralização e remineralização superficial, desencadeados pela queda de pH decorrentes da produção de ácidos a partir de carboidratos.

Como o flúor atua no combate à cárie?

O flúor possui dois mecanismos de atuação no combate à cárie: sobre o hospedeiro (dente), tornando-o mais resistente ou sobre o metabolismo das bactérias. 1. Atuação do flúor na formação dos dentes: O principal mineral presente nos dentes é a hidroxipatita (60%) que sofre a seguinte reação de dissociação.



Por que a substância é essencial no combate à cárie?

Independentemente da maneira usada para sua obtenção — seja por meio das águas fluoretadas, pasta de dente ou aplicação no consultório —, a substância segue como essencial no combate à cárie, um mal que continua sendo um desafio para o Brasil.

Como evitar o excesso de flúor?

E o excesso de flúor? Apesar das inúmeras vantagens, é preciso ter uma dose de cautela. A ingestão excessiva do flúor, no processo de formação dos dentes, pode causar a chamada fluorose, condição em que a cor do esmalte dos dentes passa a exibir uma tonalidade esbranquiçada, pequenas manchas ou linhas brancas.

Quando o flúor é aplicado na boca?

O uso da substância também pode ocorrer por via tópica, ou seja, quando ela é aplicada diretamente na boca. Nessas condições, o flúor é apresentado à cavidade bucal por meio de bochechos, escovação dos dentes e na forma de gel ou espuma, inclusive com moldeiras ajustáveis. Todo mundo pode se beneficiar com o uso do flúor, inclusive as crianças.






Outras questões

Qual a melhor alternativa para GoPro?

Como usar sombra para trabalhar?

Qual a função da propriedade margin?

Como funciona um espessador na mineração?

Qual era a sua jornada de trabalho?

Quais são as instâncias psíquicas?

É normal o peso variar durante o dia?

Como fazer recadastramento do Auxílio Emergencial?

Qual o valor do metro quadrado do assoalho de ipê?

O que coalesce?

O que são marcas de subjetividade em um texto?

Quem tem dermatite pode usar sabonete de glicerina?

Qual foi a primeira mulher a correr uma maratona?

O que fazer para atrapalhar o crescimento?

O que está incluso na DAS do MEI?

Como Desbloquear usuário Natura?

Tem nota de 100 Pequena?

Por que não existe pinguim no Pólo Norte?

Onde declarar Juros ao capital Sicredi?

Qual o valor da causa na ação de execução?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com