De uma forma geral os impactos ao meio ambiente em função do transporte podem ser divididos em: ... Impactos negativos sobre a vida das pessoas: poluição (ar, sonora, visual), acidentes de trânsito e qualidade nos deslocamentos (congestionamento), entre outros.
Liberação de gases poluentes; Contaminação dos alimentos que a terra produz; Desertificação; Problemas de saúde pública, entre elas as doenças, como esquistossomose, tétano, doença da lombriga, entre outros.
Dentre os impactos ambientais podem ser citados a emissão de poluentes atmosféricos, queimadas e desmatamento florestal, poluição de córregos, lagoas, rios e mares, entre outros que afetam o bem estar da sociedade, conforme descrito na resolução número 001 do CONAMA. ...
Aspectos e impactos ambientais nas transportadoras
ASPECTO | IMPACTO |
---|---|
Descarte de sucata metálica | Esgotamento dos aterros sanitários |
Acidente (Óleo do motor) | Contaminação do solo, água |
Tráfego | Incomodo à circunvizinhança |
Destinação de resíduos perigosos (baterias) | Contaminação do solo, água e ar |
Como se pode comparar, os modais aquaviário e ferroviário possuem uma capacidade de transporte muito superior em ralação ao modal rodoviário, alem de ser menos agressivo ao meio ambiente.
As principais causas da poluição do solo são o uso de fertilizantes, pesticidas, herbicidas e inseticidas (defensivos agrícolas), o despejo incorreto de resíduos sólidos e o desmatamento.
O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura. Nesse sentido, não são todos os solos que auxiliam na reprodução de plantas. ... O sistema de agricultura mais utilizado afeta não somente o solo, empobrecendo-o, mas também podem gerar diversas doenças nos seres humanos.
Abaixo listamos os principais problemas gerados para a flora e fauna:
Etapa do ciclo de vida com maior impacto ambiental: de uso e manutenção, devido à utilização do diesel como combustível, cuja queima emite gases de efeito estufa e material particulado.
“Ocorre o desmate da vegetação da área costeira e a construção de estruturas rígidas, como o píer de atracação dos navios, que alteram a margem e a dinâmica do mar na área ao redor à costa. Além disso, o movimento dos navios provoca ondulações que acabam desgastando as encostas, ou zonas marginais”, explica Camila.
A mecânica dos fluidos trata do comportamento dos fluidos em repouso ou em movimento e das leis que regem este comportamento. São áreas de atuação da mecânica dos fluidos: Ação de fluidos sobre superfícies submersas, ex.: barragens; Equilíbrio de corpos flutuantes, ex.: embarcações; Ação do vento sobre construções civis;
“Fluidos são aquelas substâncias que estão permanentemente no corpo e cuja produção não depende de estímulos externos”, afirma a bióloga Silvia Cristina Ribeiro de Souza, da Universidade de São Paulo (USP). É o caso do sangue, do fluido que protege o cérebro e a medula espinhal e do que lubrifica as articulações.
1.2 - Fluido Pode-se definir fluidocomo uma substância que se deforma continuamente, isto é, escoa, sob ação de uma força tangencial por menor que ele seja. Figura 1.1: Força tangencial agindo sobre um fluido
Quais são e para que servem os fluidos e as secreções do corpo humano? Primeiro, vale a pena definir a diferença entre eles.
Qual é o dia do aniversário do Nobru?
Quantos quilos Saxenda emagrece?
Como são captadas as águas pluviais e quais os possíveis destinos desse produto?
Como transformar o cartão de débito em crédito?
O que é uma pessoa dona da razão?
Quais são as técnicas de vendas?
Quantos dias lavar o cabelo com progressiva?
Qual o fundo preparador de paredes?
Qual a finalidade do curativo aberto?
O que diz a Súmula 599 do STJ?
O que causa a perda da coordenação motora?
O que acontece se não tirar a carteira de reservista?
Qual o valor do Prisma 1.4 2015 completo?
Quais são as principais funções da saliva?
Como fazer busca automática no receptor Century?