Como funcionam? a) O DIU TCu 380A impede o encontro dos espermatozoides com o óvulo, porque o cobre mata ou imobiliza os espermatozoides impedindo a sua movimentação dentro do útero, o que impede a fecundação (O encontro do espermatozoide com o óvulo).
O DIU, dispositivo intrauterino, é o método contraceptivo considerado um dos mais seguros e eficazes para evitar uma gestação. Atualmente, os principais tipos utilizados são o DIU Mirena (hormonal) e o DIU de cobre. Pequeno e flexível, o dispositivo pode ter formatos como um T ou Y.
De acordo com a orientação da médica, é indicado aguardar 24 horas após a inserção do DIU para ter uma relação com penetração vaginal. Porém, vale destacar que, na teoria, o método já começa a fazer efeito logo após a colocação no útero.
O DIU de cobre, também conhecido como DIU não-hormonal, é um tipo de método anticoncepcional muito eficaz, que é inserido no interior do útero e que evita uma possível gravidez, tendo um efeito que pode durar até 10 anos.
Quais as chances de engravidar com DIU? Como acontece com a maioria dos métodos contraceptivos, a probabilidade de uma mulher ficar grávida mesmo usando um dispositivo intrauterino são muito pequenas, em torno de 0,2% e 0,7%.
Enquanto o DIU de cobre pode dificultar a situação para mulheres que já sofrem com fortes cólicas e fluxo menstrual intenso, o DIU Mirena evita maiores desconfortos, já que diminui o processo inflamatório no local.
A principal diferença entre eles está no efeito sobre a menstruação. Enquanto o DIU de cobre aumenta o fluxo menstrual (podendo causar ou piorar a cólica menstrual), o DIU hormonal (Mirena) deixa a mulher sem menstruar.
O DIU de Cobre aumenta o volume de sangramento e/ou dias de menstruação, porém não é na maioria das pessoas. Entre 20-25% das mulheres usuárias de DIU de Cobre tem aumento de sangramento no período menstrual, a maioria não muda o ciclo (12).
O DIU de Cobre também pode aumentar a cólica menstrual em cerca de 30% de quem usa (12), algo que costuma melhorar com uso de analgésicos. Já o DIU hormonal reduz sangramento a longa prazo e reduz o volume de sangramento em até 90% após um ano de uso (13).
Embora o DIU de cobre seja um método com poucos efeitos colaterais, é ainda possível que surjam algum efeitos secundários como cólicas abdominais e sangramento excessivo durante a menstruação.
O DIU é abortivo? A idéia de que o DIU é abortivo é um impedimento para a escolha do método contraceptivo. Muitas pessoas acham que os DIUs são abortivos, que impedem a implantação do embrião, no entanto estes DIUs não existem em países onde não há legalização do aborto (caso do Brasil).
É preciso CNH para operar máquinas pesadas?
Quanto tempo demora para desinchar uma pancada?
O que é bom para dor de cabeça caseiro?
Como podem ser classificados os medicamentos?
Como deixar o jogo em tela cheia na Steam?
Quantos anos de faculdade para ser juiz?
O que é um processo defina os 3 estados de um processo?
Quantos volts equivale a 1 Joule?