O nosso corpo é protegido dos raios ulta violetas através da melanina (nosso protetor natural). O corpo e a pele são protegidos pela melanina, um pigmento capaz de absorver essas radiações.
Além de provocar reações imediatas como o bronzeamento, queimaduras e alergias, os efeitos observados tardiamente em decorrência do acúmulo dessa radiação recebida podem ser graves: envelhecimento da pele e alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento do câncer de pele.
A camada de ozônio é um dos componentes mais importantes que formam a estratosfera do nosso planeta. Ela é uma fina camada formada pelo gás ozônio (O3) que protege você, sua família e todos os outros seres vivos da Terra contra os raios ultravioleta do sol.
O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. Os raios UVB penetram superficialmente na pele, causam vermelhidão e a sensação de ardência. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.
Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.
A nossa atmosfera filtra a maior parte da radiação que o Sol emite, permitindo a vida na Terra. A camada de ozônio é responsável pela absorção dessa radiação, mas os buracos que nela existem apresentam um sério risco para todos.
Tendo como principal fonte o sol, é classificada como: UVA (4 nm), UVB (3 nm) e UVC (2 nm). A radiação UVC tem as ondas mais curtas dentro da radiação ultravioleta, e é caracterizada por ser totalmente absorvida pela atmosfera, nem chegando a atingir a Terra.
A intensidade da radiação UV varia de acordo com a estação do ano e é mais forte no verão do que no inverno. Os riscos associados à intensidade da radiação UV também variam de acordo com isso. A proporção de raios UVB que causa queimaduras solares é maior nos meses de verão do que no inverno.
Água, areia, neve e até mesmo pedaços de relva refletem os raios UV e aumentam a sua intensidade na nossa pele. A relva aumenta a intensidade da radiação UV em 6%, água em 10%, areia em 15 a 25% e neve em mais de 30%.
Além da radiação UV natural, várias fontes de UV artificial são encontradas em ambientes ocupacionais e médicos. Estas incluem lâmpadas de vapor de mercúrio, equipamentos de soldagem a arco, lâmpadas UV bactericida comerciais, e equipamentos de polimerização dental.
Quais são os requisitos para que ocorra o direito de representação?
Qual a melhor opção de pão integral?
Como prevenir doença de Graves?
Como rejeitar um convite sem ser grossa?
Quando a colostomia sai pra fora?
Como se dá a transmissão sináptica?
Por que a aromaterapia é importante?
Quais os princípios básicos de um arranjo físico?
Qual das Chiquititas já é mãe?
Para que serve produto alcalino?
Quais são os três tipos de alma existentes para Aristóteles?
Quais são os ventrículos do cérebro?
Quem tem APLV pode comer o quê?
Como descobrir o nome da pessoa pela data de nascimento?
É possível inserir na contestação um pedido contraposto?
Qual o prazo para ajuizamento da ação de reparação civil?