O gramático Evanildo Bechara faz uma distinção, chamando a atenção para o fato de que, quando pretendemos enfatizar o esforço empreendido pelo sujeito da ação, devemos empregar faz com que.
Fez com que acontecesse, tendo existência real: 1 aconteceu, ocorreu, sucedeu, deu-se, cumpriu-se, verificou-se.
O meu filho faz-me lembrar eu. O meu filho faz-me lembrar de mim próprio. No português informal, aceitam-se as expressões referidas pelo consulente, tal como é possível dizer-se «olha eu» ou «olha ele», sobretudo em frase exclamativa. Contudo, a forma mais correta é «faz-me lembrar-me de mim».
— pode ser o mesmo da frase anterior, ou seja, «eles», e o verbo deverá estar no plural («fazem-me»); — pode ser o demonstrativo isso, que retoma o conteúdo da frase anterior («eles aí estão em "estágio"), e, nesse caso, o verbo vai para o singular — «faz-me».
fazer por onde
Dar motivos para algo.
29 curiosidades que você vai gostar
Fez é também forma derivada do verbo fazer, com o sentido de realizar: ele fez o trabalho ontem. O Fez é usado no Egito e no norte da África onde é também chamado tarbuche.
Com o significado de “esforçar-se por algo”, “empenhar-se”, “obrigar” ou “causar”, usa-se, indistintamente, fazer que ou fazer com que. “A pressão da multidão foi tamanha que fez (com) que os seguranças tivessem de abrir imediatamente os portões do estádio, a fim de se evitar uma tragédia.”
Quando se usa mal e mau? “Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito.
Dica: Mal x Mau
Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom. A maior sala de aula direto da sua casa!
Enquanto expressão popular, foi mal é sinônimo de desculpa, sinto muito, perdão etc. A expressão também pode se utilizada para indicar algo que não ocorreu de forma bem feita ou bem esperada. Sendo assim, foi mal é antônimo de foi bem, uma vez que mal é o oposto de bem.
Toda segunda às 22h30 na tela da @redetv.
É usado, regra geral, antes do verbo «ser».
...
O pronome interrogativo «que» é invariável, quando tem o sentido de «que coisa», por exemplo:Que é este embrulho?Que é esta caixa?Com que fez isto?
As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê? Monossílabo átono: O que você quer?
Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular. Em alguns tempos verbais, o radical faz- transforma-se em fiz-, em faç- ou em far-: eles fizeram, que ele faça, eu farei,...
Quando e como usar “que” e “quê”? Para saber qual a grafia correta, basta analisar o contexto. Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”.
Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.
conjunção Uma coisa em detrimento de outra; ou: quer de dor quer de saudade. [Gramática] Usa-se, repetida, em duas orações sucessivas do mesmo período, com o sentido de ou; seja, seja. Estabelece uma relação de alternância, numa sequência de mesmo teor, sentido: vou ao shopping quer andando, quer de ônibus.
Atividades para trabalhar os sinais de = (igual) e ≠ (diferente) com seus alunos de educação infantil com lindas ilustrações de frutas ...
Foi mal é a forma correta da expressão popularmente usada como um pedido de desculpa.
Caio Afiune participou do Foi Mau , com Maurício Meirelles Imagem: Divulgação / RedeTV! Participando do programa "Foi Mau" de hoje, o fazendeiro contou ao apresentador Maurício Meirelles algumas situações do programa e afirmou que toparia participar de outro reality da televisão brasileira. ...
[Gramática] O plural sãos e o feminino sã só correspondem nas acepções em que esta palavra é usada como substantivo: saíram do acidente sãos e salvos; mente sã.
Ai é uma interjeição que exprime dor ou alegria: Ai, bati com o joelho na mesa. Aí é um advérbio que exprime o sentido de nesse lugar: Estive aí há umas horas.
Mau é um adjetivo e significa a qualidade de alguém ruim, que pratica o mal, perverso. Exemplo: Fulano é muito mau; ou Que sujeito mau aquele que estava com você. Mal é um advérbio e significa que não é perfeito, qualidade do que é defeituoso.
Como fazer um E-mail em inglês para um amigo?
Como configurar impressora para imprimir em outro PC?
Como fazer a reparação automática do Windows 10?
Como iniciar o CS em modo confiável?
Como formatar o HD do DVR hikvision?
Como iniciar um E-mail sem bom dia?
Como iniciar um E-mail com várias pessoas?
Quando surgiram as primeiras bactérias?
Quando surgiu o termo alimentos funcionais quem é o seu criador?
Como surgiram as primeiras tribos?
Como se originou as danças urbanas 2 Quais os principais estilos de danças street dance?
O que é sublinhar e esquematizar?
Onde surgiram as primeiras escolas cristãs?
Como surgiram os grupos de guerrilhas e paramilitares na Colômbia?