A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a: Aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado; Promover o bem-estar; Fortalecer as defesas do corpo.
No geral, o uso da aromaterapia pode ser indicado para o alívio de dores musculares, tensões, dores de cabeça e até problemas reumáticos (inflamação em articulações, músculos e ossos). Sendo assim, nesse caso, o óleo essencial a ser utilizado vai variar conforme o problema em questão e o que está causando.
Muito além de cheirinhos para ambiente, a aromaterapia é uma ciência. Segundo a Associação Brasileira de Aromaterapia “É a prática terapêutica que se utiliza das propriedades específicas dos óleos essenciais 100% puros, de origem botânica conhecida e com sua composição química completa, como a natureza produziu.”.
Aromaterapia é uma pseudociência baseada na utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. Esta prática pode ser realizada como terapia complementar ou, de forma controversa, como medicina alternativa.
Como a aromaterapia funciona? A aromaterapia funciona da seguinte forma: as substâncias que compõem o aroma dos óleos essenciais desprendem partículas que estimulam as células nervosas. Diante disso, esse estímulo ativa áreas do cérebro relacionadas às emoções. Da mesma forma, também ocasionam reações fisiológicas.
24 curiosidades que você vai gostar
Pode ser usada na banheira, ofurô ou hidromassagem. Colar aromático – o produto solta a fragrância aos poucos. Assim, recomenda-se pingar 2 a 3 vezes no algodão e colocá-lo no orifício do pingente. Escalda-pés – faça uma mistura de 15 gotas de óleo essencial e uma colher de sopa de óleo vegetal.
Os efeitos começam a ser sentidos muito rapidamente, em média em 22 segundos depois da inalação, sim, 22 segundos! Por isso aconselhamos sempre a inalar profundamente o aroma de um Óleo Essencial com 9 inspirações profundas seguidas, é o tempo para perfazer mais ou menos 22 segundos..
Os tratamentos naturais também possuem contraindicação, e com a aromaterapia também não é diferente. Alguns tipos de aromas podem provocar aceleração dos batimentos cardíacos em pessoas que sofrem de pressão alta, e também afetam bebês e crianças, caso a manipulação e a forma de uso sejam inadequadas.
Contra-indicações
No caso de uso interno, na forma de óleo essencial, a lavanda é contraindicada principalmente em casos de gravidez e lactação. O óleo essencial para uso interno também é desaconselhado em casos de hipersensibilidade ou alergia à planta.
- Alguns óleos essenciais são proibidos para hipertensos como o alecrim, hortelã-pimenta, eucalipto, canela, cravo e gengibre.
Caso haja ingestão, em geral, ocorre irritação gastrointestinal, com náuseas, vômitos e diarreia. Dependendo da origem vegetal do óleo, pode haver dor de cabeça e até convulsões”, afirma.
Para usar a aromaterapia durante o sono você pode usar um difusor elétrico, que deve ligado uma hora antes de você dormir, para que fique mais fácil descansar e deitar na cama já tranquilo.
Difusores e velas
Clássico, mas não menos importante, é indicado também usar óleos essenciais nos difusores dentro de casa que podem ser tomada, lâmpada ou ultrassônicos. Pingue de 10 a 15 gotas do óleo essencial no ambiente e deixe agir por até 3 horas seguidas a uma distância de 1 ou 2 metros de você.
Pode ser feita várias vezes ao dia. O recomendado é inalar o óleo diretamente do frasco: inspire, segure o ar por até 3 segundos e expire. Em seguida, repita o procedimento algumas vezes.
Nela o terapeuta vai identificar as questões que precisam e podem ser trabalhadas com os óleos essências, vai montar um sinergia ou blend (mistura dos óleos escolhidos) onde o tratamento consiste em utilizar esse óleo na pele para receber os benefícios dos óleos essenciais e suas propriedades físicas, mentais e ...
Como utilizar os óleos essenciais em casa
Aromático: inalação direta, ou seja, passar o óleo essencial nas mãos e inspirar. "Também pode ser realizado por meio de difusores, que são dispositivos que vaporizam o óleo essencial no ambiente", explica Marcos.
Um aromaterapeuta é o profissional com conhecimentos técnicos sobre a utilização adequada e responsável dos óleos essenciais para fins terapêuticos, através de métodos de aplicação via inalação e via dermal, ou seja via aplicação corporal.
MODO DE USO: Ao plugar o aparelho na tomada, deve-se adicionar 15 gotas de essência aromática ou óleo essencial Via Aroma para que o ambiente (médio de 30m²) mantenha-se aromatizado por até 4 horas.
Basta colocar o álcool de cereais no recipiente e adicionar as gotinhas do óleo essencial. Misturar bem e deixar a mistura tampada descansando por 3 dias. Depois, abrir o frasco, adicionar a água destilada e misturar bem.
Para saber quantas gotas de óleo essencial no difusor, basta calcular a metragem quadrada do ambiente. A Atavie recomenda que você use até uma gotinha de óleo essencial por metro quadrado.
Dentre os melhores óleos essenciais utilizados para dormir melhor, estão:Ylang Ylang. Composto pela flor de mesmo nome, essa essência auxilia no tratamento e controle da insônia, do estresse, além de outras questões emocionais (como a depressão e a ansiedade).Lavanda. ... Bergamota. ... Pimenta-hortelã
Lavanda. A lavanda é conhecida por seu aroma envolvente e pela beleza de suas flores. O óleo essencial extraído dessa planta tem propriedades analgésicas e relaxantes. Não é à toa que ele é um dos óleos essenciais que ajudam no sono mais indicado por terapeutas.
5 melhores óleos essenciais para ansiedadeAlfazema. Este é provavelmente o óleo essencial mais conhecido e utilizado para tratar a ansiedade. ... Bergamota. ... Nardo. ... Ilangue-ilangue. ... Patchouli.
O uso indiscriminado de óleos essenciais, que são substâncias muito concentradas, pode acarretar dermatites de contato e alergias que, por sua vez, causam coceira excessiva e abertura de fissuras e feridas. "Jamais utilize os óleos essenciais puros sobre a pele.
“Grávidas, crianças com menos de 3 anos, idosos, epiléticos, cardíacos, pessoas com síndromes em geral e que tomam muitos remédios não devem recorrer aos óleos essenciais antes de passarem por uma avaliação criteriosa”, ressalta Andrea.
Qual o valor da tarifa de energia elétrica?
Como saber a velocidade permitida em uma rodovia?
Como saber se o pinscher é verdadeiro?
Como intercalar as linhas no Excel?
Como selecionar várias fotos de uma vez no Google Fotos?
Tem como filtrar por Cor no Excel?
Como formatar todas as imagens de uma vez no Word?
Como selecionar várias partes de um texto?
Como podemos identificar a presença de flavonoides?
Como pedir Uber para 4 pessoas?
Como tomar Neutrofer em gotas?
Quem pode ver o que eu publico no Instagram?
Para que serve pastilha de magnésio?
Como Copiar dados de um arquivo em PDF?