O correto é o uso de “eu mesma” para quando a narradora for uma mulher e “eu mesmo” para quando o narrador for um homem. Isso porque, a palavra mesmo é um adjetivo, porém, neste caso possui sentido próprio e deve sofrer flexão de gênero.
Quando ela significar “próprio”, deverá concordar com a pessoa. Exemplo: “Ela mesma resolve suas questões”. Seria o mesmo que dizer “Ela própria resolve suas questões”. Já quando MESMO significar “realmente”, a palavra não irá concordar com a pessoa.
Sinônimo de mesmo
Indica igualdade, semelhança ou identidade (ex.: ele vestiu estas mesmas calças ontem; ela continua a mesma apesar de tudo o que lhe aconteceu). 2. Coisa ou pessoa que já foi mencionada anteriormente (ex.: eu fiz a tarefa, mas a mesma não ficou perfeita).
É por essa razão que muitas pessoas usam os pronomes demonstrativos “mesmo”, “mesma”, no lugar dos pronomes pessoais “ele”, “ela”. ... Nesse caso, no lugar de “a mesma”, o melhor é usar o pronome pessoal “ela” ou o pronome relativo “a qual”.
Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'. Ex: 'sou eu que pago' ou 'sou eu quem pago'.
É por essa razão que muitas pessoas usam os pronomes demonstrativos “mesmo”, “mesma”, no lugar dos pronomes pessoais “ele”, “ela”. Devemos, portanto, evitar construções como estas: ... Nesse caso, no lugar de “a mesma”, o melhor é usar o pronome pessoal “ela” ou o pronome relativo “a qual”.
“Ela mesmo” ou “ela mesma”? Em língua portuguesa, a palavra “mesmo” é um adjetivo, mas pode também ter função de advérbio. A primeira categoria apresenta variações de gênero e número, enquanto a segunda é invariável. Veja exemplos: Ela mesma trocou a lâmpada. Eles mesmos trocaram a lâmpada.
A palavra mesmo é uma das mais comuns palavras da língua portuguesa, além de que, possui diversos significados (dependendo da frase em que está inserida). Desta forma, é comum utilizar “mesmo” com função de pronome, substantivo, adjetivo, advérbio e conjunção. Contudo, vale lembrar que a palavra mesmo não pode substituir um pronome pessoal.
Utilizar “mesmo” é mesmo correto? Ouvir: Utilizar “mesmo” é mesmo correto? Diante do questionamento expresso no título, há que se ressaltar acerca de uma recorrente prática linguística – o uso de “mesmo” na função pronominal, ou seja, quando esse é usado no intuito de substituir pronome ou substantivo.
Quando adjetivo, “mesmo” é um equivalente para “próprio”. Seria idêntico a se dizer, nas frases acima, que o homem ou mulher trocaram a lâmpada sozinhos, sem auxílio de terceiros. Mas, quando tem função de advérbio, “mesmo” substitui “realmente”, “exatamente”, “de fato”, etc.
Quanto ganha um advogado brasileiro nos EUA?
Quem é o Jedi que leva o Grogu?
Como ligar para operadora TIM de outra operadora?
Como se diz primavera em espanhol?
Quem sucedeu Maria I da Inglaterra?
Como montar planilha de controle de banco de horas?
Como se diz Guarda-roupa em Portugal?
Como fazer uma propaganda persuasiva?
Qual a carteirinha do contador?
Como fazer casamento no Cristo Redentor?
Quem é esposa de Keanu Reeves?
O que aconteceu com Zíbia Gasparetto?