Composto de duas artérias e uma veia envoltas em um material gelatinoso — a geleia de Wharton — o cordão umbilical comunica o sistema circulatório do bebê, através do umbigo, aos vasos da placenta, estando inserido, normalmente, bem no centro dessa estrutura.
CARACTERÍSTICAS DO CORDÃO UMBILICAL O cordão é formado, geralmente, por 3 vasos, sendo: uma veia (veia umbilical) que leva sangue oxigenado da placenta ao bebê e duas artérias (artérias umbilicais) que levam sangue pobre em oxigênio do bebê de volta para a mãe.
Após o nascimento do bebê, o médico clampeia o cordão umbilical e o corta, separando a estrutura do recém-nascido e liberando o bebê para ser examinado por um pediatra e entregue à mãe.
Este sangue é rico em ferro, que irá suprir o bebê durante os primeiros meses. O corte precoce do cordão aumenta o risco de o bebê ter anemia. Além disto, o clampeamento tardio do cordão, diminui o risco de hemorragia intraventricular, enterocolite necrosante, sepse infantil e transfusão de sangue.
Para realizar esse corte, o obstetra posiciona uma pinça a dois centímetros do umbigo do bebê e outra a quatro centímetros. O corte é realizado nesse espaço entre as pinças. O pedaço que fica ligado ao umbigo do bebê é fechado e é mantido com curativo até cair sozinho, geralmente sete dias após o nascimento.
Dentre estas estão: 1 Cordão nucal, situação na qual o cordão umbilical fica enrolado ao redor do pescoço do feto; 2 Inserção vilamentosa do cordão umbilical; 3 Artéria umbilical única; 4 Prolapso do cordão umbilical; 5 Vasa prévia. More ...
Há pouco tempo foi descoberto que na camada endotelial do cordão umbilical são encontradas células-tronco mesenquimais. Estas, por sua vez, não apresentam função definida, podendo, portanto, transformar-se em qualquer célula do organismo após um processo de diferenciação.
Entretanto, quando o cordão é muito curto ou está muito enrolado, ele pode dificultar a saída do bebê, podendo causar uma desaceleração da frequência cardíaca fetal. Vale destacar que a circular cervical do cordão pode aparecer na ultrassonografia de rotina e, pela movimentação do feto, pode ser desfeita durante o momento do parto.
Cortar o cordão é um procedimento simples que requer: Uma solução antibacteriana. Luvas cirúrgicas estéreis, se possível. Algodão limpo ou (de preferência) gaze estéril. Uma pinça estéril ou uma cinta umbilical de tecido. Uma faca afiada estéril ou tesoura estéril.
Que horas tomar Broncho-Vaxom?
Como rejuntar o piso de um banheiro?
Para que serve a carne de soja?
Como preparar Tomahawk na grelha?
Como preparar um café da manhã surpresa simples?
Como preparar um café da manhã de aniversário surpresa?
Como funciona a entrega da Azul Cargo Express?
Como ocorre o processo de erosão fluvial?
O que comer para dar 1500 calorias?
Como identificar vazamentos de óleo no carro?
Qual o tempo de estabilidade após a licença maternidade?
Como é o ensino na escola pública?
Como funciona a esterilização a seco?
Como funciona uma chave fusível?
Como funciona o processo de estatização?