Os caules são diversificados e por isso fsão classificados em 3 tipos, de acordo com o seu habitat, eles podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos. O caule subterrâneo crescem de baixo da terra. Podem ser de 3 tipos: rizomas, tubérculos e bulbos.
Os tubérculos são caules subterrâneos que acumulam substâncias de reserva energética. Por isso, muitas vezes os tubérculos são comestíveis. Exemplo: batata, inhame, cará. Na superfície dos tubérculos também são encontradas as gemas, as quais podem originar novas plantas.
Os caules classificados como eretos são aqueles que crescem perpendicularmente ao chão. ... É um tipo de caule encontrado em espécies de palmeiras. O caule tipo colmo é bem semelhante ao estipe: eles se diferem apenas porque apresentam nós e entrenós bem visíveis. É típico do bambu, milho e cana-de-açúcar.
Tipos de caule
→ Adaptações dos caules:
O caule está dividido em: gema terminal (estrutura responsável pelo crescimento do vegetal), nó (região por onde saem as folhas, ou flores, ou uma ramificação do caule), entrenó (região localizada entre dois nós) e gema axilar (produção de folhas ou ramo folioso).
Todos os caules que têm o seu desenvolvimento abaixo do solo são chamados de caules subterrâneos. Eles podem ser classificados em três tipos: rizomas, tubérculos e bulbos.
A batata inglesa, o rabanete e a batata baroa - também conhecida como mandioquinha - são alguns exemplos de tubérculos. Já a batata doce, a cenoura, a beterraba, o aipim e o inhame, apesar de semelhantes aos tubérculos, pertencem ao grupo das raízes.
A sua função é sustentar as folhas, flores, ramos e frutos, ligar às raízes e conduzir a seiva (água e sais minerais).
Características do caule O caule é composto por um corpo dividido em nós e entrenós. Possui Presença de folhas e botões vegetais. Geralmente os caules são aclorofilados (exceto caules herbáceos) e em geral aéreos (exceto bulbos e rizomas), normalmente têm geotropismo negativo e fototropismo positivo.
Existem diversos tipos de caule. Alguns são grandes e robustos; outros são finos e rastejantes. Esse último tipo de caule é encontrado no morangueiro, por exemplo, e destaca-se por crescer de forma paralela ao chão e apresentar nós de onde podem surgir novos indivíduos. Marque a alternativa que indica corretamente o nome desse caule.
Os caules aquáticos são os que se desenvolvem dentro da água, apresentando estruturas diferenciadas para o armazenamento de ar, permitindo que a planta flutue. São exemplos de caules aquáticos os encontrados na vitória-régia, aguapé e elódea.
Se for cortado transversalmente, o caule apresentará três divisões: epiderme, córtex e sistema de circulação. A parte epidérmica é a primeira das camadas e possui apenas uma cobertura celular. As células da epiderme possuem um revestimento a base de cera. Essa substância, chamada de cutícula, serve para impedir que o caule perca água.
Os caules subterrâneos desenvolvem-se sobre o solo e são ricos em substâncias nutritivas. Eles são classificados em rizomas, tubérculos e bulbos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os rizomas são caules que apresentam gemas laterais e crescem sob a superfície do solo emitindo algumas folhas, como o gengibre e a samambaia.
Quando foi criada a lei contra o racismo?
Como age o Pantogar no organismo?
Quem inventou o casamento no civil?
Porque que todas as garrafas de vinho são de 750 ml?
Por que o Palmeiras tem dois títulos brasileiro em 1967?
Quais substâncias são usadas no clareamento dental?
Como o Japão alcançou o desenvolvimento econômico que apresenta hoje?
O que a Constituição de 1891 define a respeito do direito ao voto?
Como foi descoberto o transporte marítimo?
Como se forma o efeito de estufa?
Qual o motivo dos conflitos entre Argentina e Reino Unido?
Quantas prestações atrasadas do financiamento da busca e apreensão?
Como fazer a memória RAM fica mais rápida?