Nosso sistema interno de processamento do açúcar começa na boca, onde a saliva começa a degradar os alimentos até moléculas mais simples. A partir daí, o alimento viaja para o estômago, onde os sucos gástricos continuam digerindo os carboidratos em moléculas de açúcar menores.
A glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusão facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.
A glicólise é um processo bioquímico em que uma molécula de glicose é degradada em duas moléculas com três átomos de carbono: o ácido pirúvico. Nesse processo bioquímico, que envolve 10 reações distintas, ocorre a liberação de energia e a formação de intermediários metabólicos utilizados em outras reações.
O produtor, dentro de cada uma de suas células (mais especificamente nas mitocôndrias de todas as células) utiliza e transforma a glicose (um tipo de açúcar), liberando energia que a célula consegue utilizar em suas atividades. Esse processo é conhecido como respiração celular.
O açúcar induz as mesmas respostas na região do cérebro conhecida como "centro de recompensa", como nicotina, cocaína, heroína e álcool. O produto estimula a liberação de neurotransmissores - dopamina em particular.
Depois de absorvida pelas células, a glicose passa pela respiração celular, processo em que ocorrem diversas reações químicas. Inicialmente, no citosol a glicose passa pela glicólise, sendo quebrada e transformada em outras substâncias que vão para a mitocôndria, onde ocorrem as etapas seguintes.
A glicose é uma aldo-hexose de fórmula C6H12O6, cuja estrutura pode se apresentar na forma de cadeia fechada ou aberta. É encontrada principalmente em uvas e frutos.
Como as células se alimentam? Nós precisamos comer e beber a fim de sobrevivermos, e o mesmo acontece com nossas células. Usando um processo chamado endocitose, elas ingerem nutrientes, líquidos, proteínas e outras moléculas importantes para a manutenção de suas atividades.
O açúcar que não pode ser usado imediatamente é armazenado nos músculos, no fígado e nas células adiposas, até que mais energia seja necessária. Este sistema complexo de processamento do açúcar está sempre trabalhando para manter nosso nível de glicemia em uma faixa saudável.
Outros açúcares também são digeridos nessa região. Na porção final (íleo) ocorre a absorção das moléculas dos alimentos que já foram quimicamente transformadas pelas enzimas e assim são capazes de passar pela parede do intestino e ganhar o sangue, que distribuirá essas moléculas a todas as células do corpo.
O açúcar é um tipo de carboidrato contido naturalmente nos alimentos, mas também pode ser adicionado durante o processamento de alimentos. A ingestão de açúcar em excesso pode levar a problemas sérios de saúde5, nossos corpos precisam de uma quantidade mínima todo dia para continuar trabalhando.
Qual a drenagem do plexo Pterigoideo?
Como usar essência no aromatizador elétrico?
Como usar o fermento na receita?
O que é e quais são os polos magnéticos da Terra?
Como usar turbante em cabelo curto cacheado?
Como fazer uma escova no cabelo ondulado?
Como é o parto em cada fase da lua?
Como são os homens britânicos?
Como funciona o remédio na veia?
Qual a importância de um sistema como a abordagem 8 D na solução de um problema?
Qual é as regras dos esportes?
Como são produzidos os animais transgênicos?
O que estudar para o vestibular da UNIP 2021?