Os pontos P, Q, R e S no gráfico correspondem aos compostos H2O, H2S, H2Se e H2Te, respectivamente. Isso ocorre porque os hidretos da família 16 são moléculas polares, sendo que a temperatura de ebulição se eleva com o aumento da massa molar.
Para justificar a ordem crescente do ponto de ebulição dessas substâncias, é preciso comparar o tipo de força intermolecular apresentado por cada uma delas, já que quanto maior é a intensidade da força (ligação de hidrogênio > dipolo permanente > dipolo induzido), maior é o ponto de ebulição.
As moléculas de água formam ligações de hidrogênio entre si, enquanto que o mesmo não acontece entre as moléculas de H2S. Sendo a ligação de hidrogênio a mais forte das interações intermoleculares, as moléculas de água estarão unidas mais fortemente, possuindo portanto, maior ponto de ebulição.
374 graus célsius
A temperatura crítica da água é 374 graus célsius. Acima dessa temperatura a água não pode mais ser liquefeita por mais que se aumente a pressão.
Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição. Por exemplo, o etano e o butano são ambos alcanos, mas a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e seu ponto de ebulição é -88ºC, enquanto o butano tem massa molar maior (58g/mol) e ponto de ebulição maior também (0,5 ºC).
100 °C Água/Ponto de ebulição
Existem três fatores principais que interferem na temperatura de ebulição dos compostos orgânicos, que são: o tipo de interação intermolecular, a polaridade e o tamanho da molécula.
b) Os dois éteres são moléculas polares que fazem dipolo-dipolo como interação intermolecular. Para compará-los, precisamos olhar 2 coisas: a massa molecular e a polaridade das moléculas! O éter dimetílico etilenoglicol tem uma massa bem maior que o éter etil-metil, e, por isso, seu ponto de ebulição é maior.
É aí que entra o segundo fator que interfere no ponto de ebulição de uma substância: a massa molar. Se a massa da molécula for grande, será necessário fornecer mais energia ao sistema para que a molécula consiga vencer a inércia e passar para o estado gasoso.
Existem três fatores principais que interferem na temperatura de ebulição dos compostos orgânicos, que são: o tipo de interação intermolecular, a polaridade e o tamanho da molécula. Polaridade e tipo de interação intermolecular:
O valor da temperatura de ebulição da água, de outros líquidos e de soluções é influenciado pela pressão atmosférica. É bem sabido que o ponto de ebulição da água ao nível do mar (pressão atmosférica igual a 1 atm ou 760 mmHg e altitude igual a zero) é igual a 100ºC.
A temperatura no momento em que isso ocorre é o ponto de ebulição. Assim, quanto maior for a pressão sobre a superfície, mais difícil será para suplantá-la e para o líquido entrar em ebulição, logo, o ponto de ebulição será maior.
Quais são as leis que tratam sobre combate a incêndio?
O que acontece quando o queijo fica amargo?
Qual o melhor produto para limpar porcelanato branco?
Quais os riscos do tratamento de varizes com espuma?
Qual a evolução mais forte do Slowpoke?
Quais são os jogos competitivos mais jogados?
Quais as diferenças entre AVC e Ave?
O que é microbiologia e qual sua função?
Porque o leitor de código de barras não funciona no PC?
O que quer dizer a expressão desde então?
Quem tem ácido úrico pode comer feijoada?
Qual o valor da passagem de ônibus em Fortaleza?