Os pontos P, Q, R e S no gráfico correspondem aos compostos H2O, H2S, H2Se e H2Te, respectivamente. Isso ocorre porque os hidretos da família 16 são moléculas polares, sendo que a temperatura de ebulição se eleva com o aumento da massa molar.
Para justificar a ordem crescente do ponto de ebulição dessas substâncias, é preciso comparar o tipo de força intermolecular apresentado por cada uma delas, já que quanto maior é a intensidade da força (ligação de hidrogênio > dipolo permanente > dipolo induzido), maior é o ponto de ebulição.
As moléculas de água formam ligações de hidrogênio entre si, enquanto que o mesmo não acontece entre as moléculas de H2S. Sendo a ligação de hidrogênio a mais forte das interações intermoleculares, as moléculas de água estarão unidas mais fortemente, possuindo portanto, maior ponto de ebulição.
374 graus célsius
A temperatura crítica da água é 374 graus célsius. Acima dessa temperatura a água não pode mais ser liquefeita por mais que se aumente a pressão.
Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição. Por exemplo, o etano e o butano são ambos alcanos, mas a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e seu ponto de ebulição é -88ºC, enquanto o butano tem massa molar maior (58g/mol) e ponto de ebulição maior também (0,5 ºC).
100 °C Água/Ponto de ebulição
Existem três fatores principais que interferem na temperatura de ebulição dos compostos orgânicos, que são: o tipo de interação intermolecular, a polaridade e o tamanho da molécula.
b) Os dois éteres são moléculas polares que fazem dipolo-dipolo como interação intermolecular. Para compará-los, precisamos olhar 2 coisas: a massa molecular e a polaridade das moléculas! O éter dimetílico etilenoglicol tem uma massa bem maior que o éter etil-metil, e, por isso, seu ponto de ebulição é maior.
É aí que entra o segundo fator que interfere no ponto de ebulição de uma substância: a massa molar. Se a massa da molécula for grande, será necessário fornecer mais energia ao sistema para que a molécula consiga vencer a inércia e passar para o estado gasoso.
Existem três fatores principais que interferem na temperatura de ebulição dos compostos orgânicos, que são: o tipo de interação intermolecular, a polaridade e o tamanho da molécula. Polaridade e tipo de interação intermolecular:
O valor da temperatura de ebulição da água, de outros líquidos e de soluções é influenciado pela pressão atmosférica. É bem sabido que o ponto de ebulição da água ao nível do mar (pressão atmosférica igual a 1 atm ou 760 mmHg e altitude igual a zero) é igual a 100ºC.
A temperatura no momento em que isso ocorre é o ponto de ebulição. Assim, quanto maior for a pressão sobre a superfície, mais difícil será para suplantá-la e para o líquido entrar em ebulição, logo, o ponto de ebulição será maior.
Como saber se o leite de vaca estragou?
O que fazer quando uma fração tem denominador negativo?
Como fazer para que um som de HDMI de computador sai em caixa de som?
Como fica aposentadoria em 2021?
Como ocorre fuga de energia elétrica?
Qual deve ser a viscosidade do sangue?
Como resolver contas com colchetes e parênteses?
Como resolver frações de soma?
Como fechar uma janela basculante?
Como resolver o erro de pareamento no Fortnite?
Como faço para pegar os produtos Jequiti?
Como resolver uma equação de segundo grau rápido?
O que é a gestão de conflitos dentro do trabalho em equipe?
Qual o valor para instalar um sensor de estacionamento?
Como saber se o cão está com carrapato?
Quanto tempo dura o entrelace no cabelo?
Para que serve o quartzo roxo?
Como tirar o preto do cabelo e deixar castanho claro?