Para verificar o trecho horizontal da curva (patamar em que deve ser tomado o valor da resistência de aterramento), devem ser tomadas algumas medições variando a posição do eletrodo de potencial em 5% de “d” para a direita (S1) e para esquerda (S2) do ponto de medição inicial S.
Você precisa colocar seu multímetro em escala de tensão alternada, depois deverá escolher uma tomada de sua residência e inserir uma ponteira no orifício Fase e outro no terra, independentemente da cor, pois o valor a ser mostrado não sofrerá alteração na sua medição de aterramento, e no seu multímetro deverá aparecer ...
Novamente, esta medida não pode ser maior que 10% de S, podemos perceber que nem S1 e nem S2 tiveram uma diferença de medição superior a 10%, então estamos dentro do patamar de potencial e podemos considerar que S é nosso valor de resistência de aterramento.
A medição é constituída na relação medida entre o eletrodo da terra remoto e a corrente injetada no eletrodo. O aparelho usado para a medição é o terrômetro e o método aplicado é o da queda de potencial.
Esta resistência deve estar entre 4 e 6 ohms. Caso este valor não seja alcançado, ou se ele for superior a 6 ohms, deveremos adicionar mais hastes ao conjunto já existente, até que a resistência do sistema diminua o suficiente para alcançar o valor desejado dentro da norma.
Um ohmímetro é um instrumento de medição usado para determinar a resistência de um circuito elétrico ou componente. Juntamente com o voltímetro, amperímetro, capacímetro e frequencímetro, ele faz parte do aparelho de medidas denominado multímetro ou multítese.
A NBR5410 recomenda que a resistência dos aterramentos estejam abaixo de 10 ohms, para áreas classificadas este valor deve ser inferior a 5 ohms, como prevê a NFPA e IEEE.
Nesse método de medição de aterramento, é interessante que se obtenha uma diferença de 10v para rede 110v e 20v para rede 220v. Ajuste seu multímetro para escala de tensão alternada; Meça a tensão entre fase e neutro e anote o valor obtido;
Para um bom dimensionamento da malha de aterramento (classes I e II), é imprescindível a execução prévia de uma prospecção da resistividade de solo por meio de aparelhos tipo Terrômetros. Esta prospecção – para as classes I e II – tem como objetivo estratificar o solo em camadas e permitir o correto dimensionamento do eletrodo de aterramento.
Medir um aterramento vai muito além de saber que ele foi instalado de forma correta, ou seja, respeitando tamanho da haste, quantidade de haste, qualidade do solo e bitola dos fios e hastes. Então vamos ao primeiro método de verificação do seu aterramento elétrico.
Medição de resistência de aterramento utilizando o método da queda de potencial Este método é recomendado para medições por meio de equipamentos específicos, por exemplo, o terrômetro. O método consiste basicamente em fazer circular uma corrente por meio de um circuito compreendido pela malha de
Como medir lumens com celular?
Como medir gramas de sal grosso?
Quais as medidas de uma camiseta?
Como medir o tamanho da camiseta?
Como medir o tamanho do vestido?
O que é o quadro de funcionários?
Como medir um diodo SMD na placa?
Qual a diferença entre população e amostra?
Onde ver quantos km andou no iPhone?
Como lançar FPAS na contabilidade?
É verdade que o inhame emagrece?
Como usar o gráfico turbilhão Prosperador?
Como funciona o girador de pesca?
Quantas vagas para papiloscopista da PF 2021?
Como lançar adiantamento de clientes?