“O bebê precisa ficar pelo menos 6 semanas sem tirar o brinco para nada, até cicatrizar. Nesse meio tempo, a orelha deve estar sempre limpa e seca. Pode higienizar com cotonete e álcool 70% depois do banho. Dar uma giradinha no brinco uma vez por dia também é bom”, explica Jaqueline.
É preciso secar bem. Deve-se também passar álcool 70% com cotonetes ao redor dos brincos. Outro cuidado recomendado é girar o brinco do bebê suavemente nos primeiros dias.
A cicatrização, em geral, demora 45 dias. Nesse período, faça uma limpeza no local furado com cotonete e álcool 70%, sempre depois do banho. Também é recomendado girar o acessório uma vez por dia. Todo cuidado é pouco na hora de tirar e colocar a roupa, para que o brinco não enrosque na peça.
Retire o brinco três vezes por dia. Limpe com álcool os brincos e os dois lados do lóbulo da orelha. Passe uma pomada antibiótica na haste e coloque o brinco novamente. Continue colocando a pomada 2 dias após a infecção desaparecer.
Embora seja um procedimento simples, quando as orelhas rasgam de forma que o furo fica inutilizável, o único método de corrigir o machucado é fazer uma cirurgia. A cirurgia é bem simples, porém por um tempo é necessário evitar os brincos. Além disso, esse pequeno acidente causado pelos brincos pesados é super dolorido.
O brinco ideal são os de bolinhas ou bichinhos de preferência sem ponta. Existem profissionais que vão até a casa da criança para fazer o furo, são enfermeiras especialistas em furo de orelha, basta procurar uma na sua região. Um brinco de ouro para bebês está custando em média R$ 150,00.
Os mais recomendados são os brincos de ouro maciço ou aço inoxidável, pois apresentam menor risco de causar infecções ou reações alérgicas. Devem ser bem pequenos, arredondados e colados à orelha, para não incomodarem o bebê nem enroscarem nas roupas.
Alguns liberam o brinco a partir de quinze dias de vida, outros preferem esperar mais tempo. Segundo o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, a saúde do bebê é que vai determinar o momento certo.
Mergulhe os brincos na água oxigenada para fazer uma limpeza profunda. O algodão pode ficar preso e esfiapar nas peças, deixando algumas fibras grudadas. Para evitar esse tipo de coisa ou para limpar os brincos mais a fundo, deixe-os de molho em uma xícara pequena com água oxigenada por cinco a dez minutos.
Outro ponto importante é a escolha do brinco. Prefira os de ouro maciço ou aço inoxidável, que são hipoalergênicos. Lembre-se também de que eles não podem ser grandes, de argola, pontiagudos ou com detalhes que possam enroscar nas roupas do bebê. Por isso, fique atenta.
A boca do bebê deve ser limpa com uma gaze ou pano molhado, em água filtrada. Os pais devem passar a gaze ou o pano nas gengivas, bochechas e língua, à frente e atrás, em movimentos circulares até ao nascimento dos primeiros dentes.
Quais os benefícios da Evodia?
Em que contexto histórico surgiu a escola clássica?
Qual o melhor Lipo 6 para emagrecer?
Como substituir o puxador do zíper?
Para que serve o medicamento Efortil?
Quando surgiu a farmácia magistral?
Como surgiu a escrita alfabética?
Quantas gotas de Luftal tomar antes da ultrassom?
Como fazer vídeo com fotos e música no iPhone?
O que é preciso para montar um churrasquinho?
Como faço pra socializar com as pessoas?
Como elaborar indicadores de saúde?