Boas práticas para lidar com queixas de pais e alunos
Em um diálogo podemos falar mas precisamos ouvir, ouvir os pais, ouvir os professores, uma escuta ativa e sensível e uma fala coordenada”, diz. Para a professora é preciso primeiro escutar atentamente o que a família tem a dizer. “Não é escutar e estar ali só de corpo presente, é ouvir mesmo, com sensibilidade.
Para registro de demandas no Sistema Eletrônico de Atendimento do Fale Conosco basta clicar em um dos links abaixo, de acordo com o perfil do usuário. As demandas também podem ser registradas via telefone 0800 61 61 61.
O ideal é realmente ter uma conversa presencial com os pais para discutirem mais sobre a indisciplina. Na impossibilidade disso, converse privadamente com os pais por telefone ou por mensagens via app. Pelo aplicativo, aproveite para escolher bem as palavras para que a conversa seja amena, já que o assunto é delicado.
Conheça a opinião dos seus pais Por isso, nossa primeira dica é conhecer muito bem a opinião dos pais. Essa é uma oportunidade não só para ouvir a opinião de outras pessoas — que certamente têm mais experiência do que você —, mas, principalmente, para testar e validar suas ideias.
Não responda.
Fale com os responsáveis individualmente: o diálogo bilateral é fundamental para o sucesso do encontro entre escola e família. No entanto, durante uma reunião geral, para evitar tumultos e desvio de foco, o mais indicado é ouvir os pais de forma individualizada.
O que falar na reunião de pais e mestres?
Recebe ligações por meio do Canal de Atendimento 08 12 e faz atendimento via web oriundos do Portal (https://atendimento.educacao.sp.gov.br/) e do e-mail da SEDUC. Também realiza ligações para campanhas/informações e envia mensagens via SMS para os usuários da pasta.
As denúncias podem ser registradas na central de atendimento do MEC pelo número 0800 61 61 61, de segunda à sexta-feira das 8h às 20h.
Pais gostam de ser ouvidos e, mesmo que suas reclamações sejam exageradas, saem satisfeitos pelo fato de terem “voz” na escola. Professores são profissionais passíveis de erros, mas que não devem ser expostos. Assim, buscamos resolver o problema, com ética e profissionalismo. Isso tem sido bastante produtivo.
Isso porque a indisciplina na escola aumenta a cada dia mais. O mau comportamento, seja dentro das salas de aula ou nos espaços de recreação, toma 20% dos tempos das aulas. Ou seja, é gasto um dia por semana apenas para lidar com a indisciplina de alunos.
Ou seja, é gasto um dia por semana apenas para lidar com a indisciplina de alunos. De acordo com a maioria dos educadores, a indisciplina de alunos na escola é o maior problema enfrentado, sendo ela a mais apontada como o motivo da carência de aprendizagem em revistas renomadas como a Nova Escola.
Indisciplina na escola: Como lidar com alunos indisciplinados? A convivência no espaço escolar, assim como o comportamento dos alunos, nem sempre acontecem como os pedagogos, funcionários e pais esperam. Isso porque a indisciplina na escola aumenta a cada dia mais.
O que caracteriza o trespasse?
Quem comeu olho de cabra no limite?
O que é comprovante de pagamento de salário?
Porque não pode dormir com o celular debaixo do travesseiro?
Quais são as principais demonstrações contábeis?
Como medir metros com o celular?
Como limpar o organismo e desinchar?
Qual é a finalidade da terceirização?
É possível perder 3 kg em um mês?
O que significa indiciamento indireto?
Como usar carga extra da bateria do celular?
Qual é a personalidade da cor rosa?
Onde surgiu o sistema de numeração indo Arabico?
Qual é o prêmio do vencedor da Street League?
É normal ficar roxo depois de tomar soro?