O indiciamento direto é aquele feito com a presença do suspeito. O indireto ocorre quando o suspeito não tiver sido localizado pessoalmente, ou de outro modo, quando, embora ouvido anteriormente dentro do procedimento em condição diversa, não é encontrado para a formalização de seu novo status como investigado.
O indiciamento pode ser direto ou indireto. ... Interessante que a doutrina entende que o indiciamento indireto deve ocorrer apenas quando o investigado estiver em lugar incerto e não sabido, contudo, na prática, apenas o não comparecimento deste, já é entendível, pelo delegado, para a realização do ato.
Tendo em vista que a decretação da prisão em flagrante de uma pessoa resulta, necessariamente, no seu formal indiciamento (qualificação, interrogatório, vida pregressa e boletim criminal), pode-se concluir que, em tais situações, o indiciamento é coercitivo ou obrigatório.
Uma pessoa investigada passa à condição de indiciada, por exemplo, quando o inquérito policial aponta um ou mais indícios de que ela cometeu determinado crime.
Caso o delegado deixe de indiciar o suspeito, deverá também fundamentar em relatório final o motivo pelo qual levou a tal decisão, podendo ser, por exemplo, a falta de comprovação da tipicidade, excludente de culpabilidade, consumação, tudo juridicamente constatado da relação dos fatos e diligencias realizada.
32 curiosidades que você vai gostar
Muito embora parte da doutrina entenda em sentido contrário, tem sim o Delegado, atribuição para lavrar APF em contra de juízes e promotores, pois a lei não vedou nesse sentido, o que ela proíbe é o indiciamento decorrente de inquérito policial instaurado por portaria.
O delegado de polícia pode indiciar ou deixar de indiciar alguém por simples subjetivismo, pois a formalização da suspeita é ato discricionário da autoridade policial que preside a investigação criminal, não encontrando limites constitucionais e legais que o vinculam.
Além disso, o indiciamento também indica que o indiciado provavelmente será submetido à fase processual da persecução penal, correndo o risco de ser condenado e preso. Já no âmbito da Lei 11.343/06, conhecida como a Lei de Drogas, o indiciamento pode ser essencial na caracterização de um crime equiparado aos hediondos.
Sem o processo penal e suas garantias constitucionais, o indiciado e o denunciado não teriam como se defender das acusações. O réu, após responder a processo, pode ser absolvido ou condenado a cumprir pena.
Qual a relação que existe entre o corpo e a mente?
Quanto ganha um Sargento da ESSA?
Como superar um amor não correspondido?
O que acontece quando o diabetes chega a 700?
O que é bom doença inflamatória pélvica?
Quem tem bactéria no estômago pode comer batata doce?
Como os ciganos vivem atualmente no Brasil?
Como saber se a porta 8080 está aberta?
Quais são as coisas que as pessoas mais compram?
Como ajustar imagem no Google Docs?
O que queima primeiro gordura ou músculo?
Qual a importância dos aglomerantes para as argamassas e concretos?
Qual a melhor plataforma para estudante de medicina?
Como se usar o corante líquido xadrez?
O que é capitalismo monopolista *?