O perfeccionismo é um tipo de comportamento caracterizado pelo desejo de realizar todas as tarefas de modo perfeito, não sendo admitidos erros ou resultados pouco satisfatórios para o seu padrão. A pessoa perfeccionista normalmente possui alto padrão de cobrança sobre si e sobre os outros.
Isso porque essa tendência está associada a uma série de condições clínicas preocupantes como: depressão e ansiedade (mesmo em crianças), automutilação, transtorno de ansiedade social e agorafobia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), compulsão alimentar, anorexia, bulimia, estresse pós-traumático, síndrome de fadiga ...
Mas, afinal, ser perfeccionista é uma qualidade ou um defeito? ... No fundo, segundo estudiosos, um comportamento perfeccionista geralmente está ligado a uma baixa autoestima e à falta de confiança. Tentar atingir o nível da perfeição aflige inúmeras pessoas, principalmente quando a administração de negócios está em jogo.
Quais são os tipos de perfeccionismo? Além do perfeccionismo saudável e o nocivo, existem outros três tipos de perfeccionismo: o pessoal, o social e o direcionado.
Como mencionamos no início, ser perfeccionista não é sintoma de nenhuma doença, sendo até mesmo uma característica positiva em muitos contextos. Porém, isso pode ser causa ou consequência de diversos problemas, especialmente do transtorno de ansiedade.
Uma pesquisa mostrou que tendências perfeccionistas geram algumas dessas condições – como depressão, ansiedade e estresse –, mesmo quando traços da personalidade, como neuroticismo (propensão a emoções negativas), são controlados pelos cientistas.
Existem várias razões pelas quais as pessoas podem ter dificuldade em deixar de ser perfeccionistas. Assim, da mesma forma que Alice foi parar no País das Maravilhas (não tão maravilhoso assim, na verdade…) ao seguir algo que parecia bom (o coelho), pessoas que não sabem como lidar com o perfeccionismo podem estar armando sua própria armadilha.
Bom, aqui estão algumas estratégias para aprender como lidar com o perfeccionismo (e fazer muito mais): 1. Comece aos poucos
Quais as desvantagens de ser perfeccionista? Ter padrões elevados de exigência é, geralmente, uma boa ideia. Ajuda-nos a alcançar aquilo que mais queremos na vida. Mas, quando essas metas são inatingíveis, ou alcançáveis apenas com grande custo, o perfeccionismo pode tornar-se problemático.
Detalhes como excesso de tinta, alguma imperfeição na moldura, etc. Nada escapa ao seu olhar crítico. Dessa forma, perde-se o mais importante: apreciar o trabalho como um todo e entender a mensagem do artista. Os detalhes não são importantes. Para eliminar o perfeccionismo, deixe de lado os pequenos detalhes e fixe-se na obra de arte.
Como estão as malhas viárias na Região Sudeste?
Como tirar o filtro da máquina de lavar Brastemp turbo eficiência?
Como se apresenta a malha rodoviária brasileira?
O que é o fator previdenciário este continua sendo aplicado ante a reforma previdenciária?
Como tirar o filtro do ar-condicionado para limpeza?
Qual a importância de um programa de qualidade de vida no trabalho?
Como aplicar injeção na carne do cachorro?
Como limpar alumínio do MacBook?
Como limpar o filtro da máquina Consul 10 kg?
Como numerar páginas no Word com números romanos e arábicos?
Como limpar catalisador do Fiesta?
Como nomear slides no Power Point?
Qual a origem do caruncho do feijão?
Como criar um sumário no Word 2016?