Lista de ingredientes - Uma dica simples para entender como funciona a lista de ingredientes é: Os primeiros ingredientes listados são aqueles que contém maior quantidade no produto. A ordem é sempre decrescente, quanto mais de um ingrediente o alimento tiver na sua composição, mais no início da lista ele estará.
Na lista de ingredientes, o consumidor descobre a ordem, de forma decrescente, dos componentes do alimento. Os ingredientes que aparecem em primeiro nessa lista, estão presentes em maior quantidade no produto.
Atenção às informações em destaque nos rótulos Assim, dizer que um alimento é “zero açúcar”, “livre de gorduras trans”, “natural”, “caseiro”, “igual ao da vovó” não significa que o produto seja realmente saudável. Portanto, observe se açúcar, sal ou gordura aparecem como primeiros da lista. Esse é um sinal de alerta.
A lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, isto é, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade. Informação que permite que o consumidor saiba quem é o fabricante do produto e onde ele foi fabricado.
O que os rótulos devem apresentar
O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta dez passos simples para uma alimentação saudável. Um desses passos orienta em evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. O rótulo do alimento é uma forma de comunicação entre os produtos e os consumidores.
Devem ser descritos na lista após a denominação “Ingredientes:” ou “ingr.:”, em ordem decrescente, da respectiva proporção. Como exceções estão os alimentos com um único ingrediente, tais como, açúcar, farinha, erva-mate, vinho, etc.
- Por determinação da Anvisa, a lista de ingredientes apresenta-se em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o presente em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade.
A lista de ingredientes indica a quantidade do nutriente presente no alimento, em que os componentes em maior quantidade encontram-se na frente, ou seja, a lista de ingredientes segue uma ordem decrescente.
Adicionalmente, é importante saber o que são todos, ou pelo menos a grande maioria, dos ingredientes presentes na lista. Quando esta é composta por ingredientes de nomes demasiado complexos e de difícil compreensão, significa que está perante um alimento processad o, e que o deve tentar evitar.
Confira todos os valores em tabelas ao final do texto. A lista de ingredientes é outra excelente forma de avaliar a composição dos alimentos. Serve não apenas para ver o que a fórmula contém, mas, principalmente, para identificar as proporções entre eles.
Se o alimento vier numa embalagem a sua lista de ingredientes deve conter 1 ou 2 ingredientes no máximo. Regra geral um alimento que tenha uma longa lista de ingredientes é quase de certeza um produto ultraprocessado.
Como saber se a tapioca está boa?
O que é bom para infecção no dente?
Como cobrir a sobrancelha sem cola bastão?
Como saber se a vesícula estourou?
Como temperar chocolate para não derreter?
O que fazer para diminuir a oleosidade do cabelo?
Qual a temperatura para temperar aço 1045?
Quantos anos você tem Cortana?
Como tirar o que você assistiu na Netflix?
Como acabar de vez com a bromidrose?
Como tensionar correia de acionamento?
Como tirar os aplicativos em segundo plano no Windows 7?
Qual a diferença entre anlodipino e losartana?
Como restaurar a aderência da panela?
Como tratar de olho de peixe na Podologia?
Quais os sinais e sintomas do transtorno de somatização?