Deixar as frutas e as verduras com casca de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de bicarbonato de sódio ou de água sanitária, por cerca de 15 minutos; Lavar as frutas e as verduras em água potável para retirar o excesso de bicarbonato, de água sanitária ou do produto usado na desinfecção.
O trabalho mostra que lavar maçãs por 15 minutos em uma solução de bicarbonato de sódio a 1% diluído em água (10mg/mL) foi suficiente para remover praticamente todo o resíduo de agrotóxicos da superfície das frutas.
Água corrente Inclusive, frutas como maçãs, uvas, ameixas, pêssegos, peras e tomates devem ser lavadas de duas a três vezes, antes de serem consumidas. Ao lavar, você ainda pode usar uma escovinha para ajudar a limpar e depois transferi-las para um escorredor para que sequem.
Frutas e legumes também vão para baixo da torneira, um de cada vez. Deixe 10 minutos de molho em solução com 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água. Enxágue em água corrente. Aguarde o alimento secar naturalmente ou use utensílios específicos.
O problema, no entanto, é que as fibras da maçã – que são saudáveis – estão na casca. “Lavar bem em água corrente, com uma esponja ou escovinha, ajuda bastante. Se quiser usar detergente, que seja neutro”, diz Navarro. Esses alimentos também podem ser deixados na solução de bicarbonato de sódio.
A água sanitária normalmente encontrada nos mercados tem concentrações de 2% a 2,5%. Para limpeza de embalagens, deve-se diluir uma parte do produto em nove de água. Já a solução para desinfecção de alimentos é feita na proporção de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.
Para as frutas e verduras menores, como os morangos e amoras, basta mergulhá-las em uma tigela com água e bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa por litro d'água. Deixe de molho por 15 minutos. Enxáque-as bem e se necessário, enxugue-as.
Preste atenção à cor do pedúnculo, o cabinho da fruta Procure no cabinho da fruta uma substância mais clara, como se fosse um pozinho branco. Se você encontrá-la, é sinal da presença de agrotóxico em excesso na região, explica Renato Tratch, professor de agronomia da PUC-PR.
Lavar bem as frutas com água corrente, com auxílio de escova ou bucha destinadas somente para esse tipo de lavagem. As frutas mais frágeis, como caqui, morango, uva, para não serem danificadas, podem ser lavadas apenas com água corrente e depois colocadas de molho no sanitizante.
Tire as uvas do cacho, coloque-as em uma tigela limpa e enxágue-as sob água fresca e corrente. Adicione uma ou duas colheres de chá de sal e bicarbonato de sódio. Agite a tigela de um lado para outro por 30 segundos a um minuto. Enxágue a fruta novamente para remover quaisquer pesticidas e resíduos.
O que é o sistema de gestão Integrado SGI?
Como se conectar com um cavalo?
Como funciona Os medicamentos de alto custo?
Como se comunicar com uma pessoa surda e muda?
Como funcionava o sistema de ensino e da leitura e escrita entre os sumérios?
O que pensar na hora de dormir?
Quais os sobrenomes mais comuns na Coreia do Sul?
Como se conectar com o arcanjo Gabriel?
Qual a fonte de energia do Metrô?
Qual o valor da aposentadoria em Portugal?
Como fazer um pedido a deusa do amor?
O que fazer com a desconfiança?
O que foi a segunda geração do romantismo?
Como funciona motor injeção eletrônica?
Como se reconectar com o marido?
Como funciona a compra de um flat?