– Comum para Bloco de concreto: 1 : 0,5 : 6. – Comum para Bloco Cerâmico: 1 : 2 : 9 a 12. – Com Vedalit: 1:8 (cimento:areia), 100mL de aditivo para 50kg de cimento ou 50mL para cada lata de cimento. – Com Alvenarit: 1:8 (cimento:areia), 200mL de aditivo para 50kg de cimento ou 100mL para cada lata de cimento.
Traços comuns de argamassas O processo de dosagem define a composição das argamassas. A relação entre as proporções de cimento e os outros materiais componentes (areia, cal, água, aditivos) é denominada traço e pode ser especificado em massa, em volume ou em peso.
A argamassa entre os tijolos de uma casa é uma mistura desses elementos, assim como o são a massa do contrapiso, e a argamassa de assentamento de azulejos. Mas cada uma desses aplicações requer uma mistura diferente, apropriada para cada caso. E a fórmula dessas diferentes misturas é chamada de traço.
A argamassa é um material de construção constituído por uma mistura homogênea de um ou mais aglomerantes (cimento ou cal), agregado miúdo (areia) e água. Podem ainda ser adicionados alguns produtos especiais (aditivos ou adições) com a finalidade de melhorar ou conferir determinadas propriedades ao conjunto.
1º ADICIONAR AREIA GROSSA 2º ADICIONAR O CIMENTO CPIIE32 50 kg 3º ADICIONAR 1 SACOS DE MIX PRIMOR (JUNTO COM O CIMENTO) 4º MISTURAR (HOMOGENEIZAR) 5º ADICIONAR 12 LITROS DE ÁGUA (1 BALDE) 6º ADICIONAR BRITA (RESTANTE) 7º AJUSTAR O TRAÇO COM ÁGUA E ENVIAR AOS PEDREIROS.
Para obtermos concreto com uma determinada resistência, por exemplo, utilizamos um traço pré-estabelecido: a proporção entre areia, cimento, pedra e água estão definidas de antemão para que o material tenha a resistência requerida para determinada função.
A proporção de cada um desses itens é o que os pedreiros chamam de “traço”. Há um tipo de argamassa – ou de “traço” de argamassa – diferente para cada trabalho que esse profissional pode realizar.
O traço para argamassa de assentamento será diferente do traço da argamassa de revestimento e da argamassa de assentamento de revestimento. A relação dos materiais utilizados para argamassa é dada em proporção de volume, sempre na ordem: Cimento – Cal – Areia.
E ainda é possível recorrer a aditivos que permitem mudar e controlar algumas características de uma argamassa. As argamassas podem ser feitas no local da obra, compradas pré-prontas em pó, sendo adicionada à água pouco antes de sua aplicação. É muito importante a qualidade desta água.
Considerando apenas os materiais, o custo é de R$3,05 por m² de alvenaria. Para calcular o rendimento da argamassa em sua obra basta orçar o custo dos materiais separadamente. Lembrando que há ainda o custo da hora do pedreiro ou servente.
Como diminuir o tamanho do arquivo Hiberfil sys?
Como redimensionar imagens de uma só vez?
Como posso saber qual é o menor denominador comum?
Quando a glicose está muito elevada há liberação de qual hormônio?
Como regular o tamanho da tela?
O que o enfermeiro pode fazer para ganhar dinheiro?
O que dizer para alguém que te feriu?
Como funciona o catálogo digital da Boticário?
Como funciona colação de grau EAD UniCesumar?
Como é uma audiência de conciliação de pensão alimentícia?
Como o enfisema afeta a respiração?
Como funciona o cartão de crédito no exterior?
Como se livrar da opinião dos outros?
Qual a promoção da TIM de 10 reais?
Como funciona o cancelamento de seguro?
O que dar de prêmio no chá rifa?
Como colocar 3 paradas no Uber?