A cacofonia é um vício de linguagem e é resultado da junção do final de uma palavra e o início de outra. Geralmente, esses encontros ocorrem sem intenção mas também podem ser usados para fins cômicos.
Na oração “Eu vi ela no supermercado”, por exemplo, a cacofonia está no “vi ela”, que é o mesmo som da palavra “viela”. De acordo com as normas cultas do português teríamos: “eu a vi no supermercado”. Já na oração “Beijou na boca dela”, a cacofonia está em “boca dela”, que pode ser entendido como “cadela”.
Cacofonia se refere a um vício de linguagem em que ocorre a formação de um som desagradável ao ouvido quando uma expressão é construída pelas sílabas finais de uma palavra com as inicias de outra.
Cacófato é a palavra ridícula ou obscena resultante da união de sílabas de palavras vizinhas. Por isso temos que cuidar quando falamos sobre algo para não estarmos ofendendo a pessoa que ouve. Exemplos: Ela tinha muito jeito. Maria nunca ganha.
Cacofonia, cacófato ou cacófaton são sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação do final de uma palavra com o início da seguinte, que ao ser pronunciadas podem dar um sentido ridículo, ou apenas serem indístinguiveis entre si.
Originada do grego, a palavra cacofonia (ou cacófato) significa som ruim, som desagradável.
São elas a aliteração e a assonância. Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: ... Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.
A cacografia, chamada de barbarismo gráfico, indica os erros de grafia da palavra. Exemplos: adevogado ao invés de advogado; geito ao invés de jeito. No caso do barbarismo gramatical o erro ocorre na troca de termos ou expressão: Exemplos: "meio" no lugar de "meia"; "vir" no lugar de "ver".
Alguns exemplos de arcaísmos são as palavras «asinha» (depressa), «coita» (sofrimento), «ca» (porque), «aguçoso» (diligente), «fiacre» (tipo de carruagem). Estes são exemplos de palavras que já não possuem utilidade e que, se surgissem no dia a dia, podiam até trazer alguma confusão ou incompreensão.
A Cacofonia ou Cacófato é um vício de linguagem que representa o som estranho ou engraçado gerado pela união de algumas sílabas. Ela ocorre normalmente entre a sílaba do final de uma palavra e do início de outra. Também podem produzir palavras novas denominadas de neologismos.
Sin embargo, se podría decir que la cacofonía como vicio del lenguaje se ha hecho muy frecuente en los pueblos rurales y marginales donde no existe una riqueza de léxico para expresarse de forma oral y escrita. Muchos escritores reconocidos de la lengua española han hecho uso de la cacofonía en sus obras literarias.
Aunque no existe una tipología de cacofonía estudiada por los especialistas en lingüística de la lengua española, se podría afirmar que este vicio de la lengua se puede producir de dos formas; intencionada o no intencionada.
Por todo lo anterior, se recomienda evitar, al máximo, las cacofonías al momento de redactar un escrito. Trata de encontrar un buen contrato de trabajo. Las ballenas brillan y llenan de belleza los mares.
Quanto de MMR ganha por partida Dota 2?
Como funciona o Marketplace no Facebook?
Em quais casos não se deve calcular o IMC?
O que é o Marketplace do face?
Como ligar placas solares em série?
Como baixar e instalar o Gpedit MSC?
Como jogar com o controle do PS4 no PC fortnite?
Como faço para ligar mais cooler fans no meu PC?
Como colocar o controle longa distância?
Como eliminar espaços em branco no Word?
Como organizar pasta do Windows?
Como ligar notebook Lenovo Ideapad 3.20 sem teclado?