A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.
A cor da nossa pele é determinada pela melanina. É essa substância, fabricada por células chamadas de melanócitos, que colore o maior órgão do nosso corpo. O quanto cada organismo produz de melanina é uma característica individual, determinada geneticamente.
A cor irregular da pele pode aparecer devido às diversas causas, mas principalmente por alterações vasculares e da melanina. As alterações da melanina normalmente ocorrem devido a: Alterações genéticas. Calor.
– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.
No OCA1A os melanócitos da pele, pêlos e olho não sintetizam melanina, por isso os indivíduos têm cabelo/pêlos brancos, pele muito clara e olhos azuis-acinzentados à nascença. Com a idade, o cabelo pode adquirir uma tonalidade amarelada devido ao processo de desnaturação das queratinas do cabelo.
A cor da pele de uma pessoa é determinada por diversos fatores. A pigmentação constitutiva da pele é herdada geneticamente por meio da melanina, sem interferência da radiação solar....Os seis fototipos de pele são:
Em geral, os sinais da cor da pele irregular começam quando uma mancha existente cresceu, mudou de cor, tamanho ou aparência ou há alterações de cor da pele duradouras, que não tenham uma causa conhecida. A descoloração da pele durante o processo de cicatrização também é bem comum.
Melanina é o pigmento marrom que produz as diversas tonalidades e cores da pele humana, do cabelo e dos olhos. A coloração (pigmentação) é determinada pela quantidade de melanina na pele. Sem a melanina, a pele teria uma cor branco-pálida, com tons de rosa, devido ao sangue que flui sob a pele.
Nos humanos, a coloração da pele e cabelos depende, portanto, da atividade melanogênica, assim como do tamanho, quantidade, composição e distribuição dos melanossomas no citoplasma dos melanócitos.
A cor da pele, dessa forma, é considerada um caráter quantitativo , pois é uma característica controlada por muitos genes e cada um apresenta uma contribuição cumulativa para a formação do fenótipo final. A cor da pele é determinada por uma série de genes.
O que significa valorização da vida?
Qual salmo para acalmar uma pessoa?
Quais exercícios não têm impacto?
Como é feita a citação pelo correio?
Quais são as palavras mais usadas no mundo?
Para que serve os dentes dos elefantes?
Porque os fungos e as bactérias são tão importantes para o equilíbrio ambiental?
Qual a diferença entre carga radial e carga axial?
Como excluir petição protocolada no PJe?
Quando se é conjunção integrante?
O que é informação de prevenção?
O que significa o sacrifício de Isaque?
Quem dorme no ponto perde ditado?
Qual o signo que tem a personalidade mais forte?
O que são os direitos da personalidade?