A Análise do Discurso (ou Análise de Discursos) é uma ciência que consiste em analisar a estrutura de um texto e, a partir disto, compreender as construções ideológicas presentes no mesmo.
A Análise do Discurso é uma prática da linguística no campo da Comunicação, e consiste em analisar a estrutura de um texto e a partir disto compreender as construções ideológicas presentes no mesmo.
São esses elementos que fazem do discurso um objeto de análise e estudo, ou seja, são os elementos constitutivos do discurso, como a ideologia, os efeitos de sentido, a memória discursiva, as condições de produção, o sujeito etc.
Análise do Discurso é tida como uma prática de análise do estudo lingüístico, existente no campo da comunicação. Ela consiste na análise da estrutura de um dado texto, seja ele verbal ou não-verbal, e suas respectivas preocupações.
A Análise do Discurso busca compreender como um objeto simbólico (texto, foto, pintura, escultura, etc.) produz sentidos e como este objeto está cheio de significância. Nesta busca, a análise traz à tona o funcionamento da linguagem, no qual o sujeito se constitui pela interpretação que faz.
24 curiosidades que você vai gostar
Análise do discurso é um campo da linguística e da comunicação especializado em analisar o uso das línguas naturais, particularmente a maneira como ocorrem as construções ideológicas em um texto.
O presente artigo pretende discutir o imbricamento das três principais áreas – lingüística, materialismo histórico e psicanálise – de onde emerge a análise de discurso, concebida por Michel Pêcheux.
A análise de discurso surge, então, com a discussão de questões que advogam contra o formalismo hermético da linguagem, questionando a negação da exterioridade. A linguagem não é mais concebida como apenas um sistema de regras formais com os estudos discursivos.
A principal diferença é que a Análise de Discurso trabalha com o sentido do discurso e a Análise de Conteúdo com o conteúdo do texto. A opção teórica da Análise de Discurso abordada neste estudo recai sobre a linha francesa, que tem como seu precursor Michel Pêcheux e na Análise de Conteúdo enfoca-se Laurence Bardin.
Qual fermento para massa doce?
Quem fiscaliza os bens culturais tombados?
Qual é a maior fábrica de chocolate do Brasil?
Em quais situações a que a lei penal pode retroagir?
Quem levou o paralítico até Jesus para ser curado Lucas 5 17-26 *?
Para que serve o recurso de apelação cível?
Quando se consuma o abandono de posto?
O que acontece após o recurso de apelação?
Como lavar Tupperware pela primeira vez?
O que faz um diretor de arte sênior?
Quantas seringas para preenchimento malar?