A categorização divide os plásticos em sete tipos:
Ele pode ser identificado em materiais através do símbolo triangular de reciclável, com um número “5” por dentro e as letras “PP” por baixo. A sua forma molecular é (C3H6)n. O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico.
Tipos de plásticos recicláveis O uso dessa simbologia nas embalagens não é necessariamente obrigatório, mas é amplamente utilizado pelos fabricantes, pois facilita o processo de separação e reciclagem dos materiais. A numeração vai de 1 a 7. Os plásticos representados pelos números de 1 a 6 são, geralmente, reciclados.
É possível encontrar nos plásticos, o etileno, propileno, como polietileno, polipropileno, policloreto de vinila, resina epóxi, poliéster, fenólica, filicones, SAN e mais diversos plásticos.
policarbonato
O policarbonato é um termoplástico constituído de polímero e partículas de carbonatos. Ele chega a ser 30 vezes mais resistente que o acrílico e apresenta resistência 200 vezes maior do que o vidro.
A importância dos números presentes nas embalagens de plástico. Essas numerações são indicadores de reciclabilidade, ou seja, são utilizadas pelas indústrias para evitar misturas de polímeros e pelas cooperativas para saber se o processo de reciclagem compensa financeiramente.
Quando submetidos ao aquecimento com temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados....Identificando os plásticos.
Resina | Polietileno de baixa densidade |
---|---|
Teste de Chama | Chama Azul Vértice amarelo |
Observação | Pinga como vela |
Odor | Cheiro de vela |
Ponto de Fusão Amadurecimento | 105 |
O Poli-oxi-metileno (POM), comumente chamado de acetal ou poliacetal, é um polímero cristalino obtido à partir da polimerização do formol aldeído e adição de grupos terminais acetato. Apresenta boas características mecânicas, baixa absorção de umidade e excelente estabilidade dimensional.
Tipos de plásticos recicláveis
Na Europa, a aplicação do código de identificação de plásticos não é obrigatória. No entanto, este código é fundamental tanto para o consumidor, como para facilitar a triagem para possibilitar a reciclagem destes materiais. Este código baseia-se num sistema de classificação numérico entre de 1 a 7, consoante as resinas constituintes dos polímeros.
Os plásticos são materiais obtidos principalmente de resinas sintéticas derivadas do petróleo — propeno, eteno, butadieno, benzeno, xileno, tolueno, entre outros.
Os plásticos para reciclagem podem ser oriundos de processos pós-industriais, como aparas e refugos de processos de produção e transformação ou do pós-consumo, quando descartados pelos consumidores após o uso em suas casas, por exemplo. Mas um dos maiores empecilhos para a reciclagem no mundo é a grande variedade de tipos de plásticos.
A dificultade em reciclar os resíduos plásticos reside, justamente, no fato de que estes se encontram misturados, existindo a necessidade de se separar os diferentes tipos, por serem incompatíveis entre si e não poderem ser processados em equipamento convencional.
O que é remuneração atrelada ao meu desempenho?
Quanto tempo demora Pix Bradesco valor alto?
Com quantos dias posso sair com recem nascido?
O que é inovação e competitividade?
Como faço para ser um ator da Rede Globo?
O que é preciso para ser um bom auxiliar de farmácia?
Quais são os critérios de seleção?
Pode colocar carne congelada na panela de pressão?
O que é o desenvolvimento de um texto?
Qual a importância de ter uma ideologia?
Qual é a diferença entre sujeito e objeto?
Quais são os princípios da universalidade?
Quantas horas de voo do Japão para o Brasil?