Se estiver em condições climáticas ideais, a jabuticabeira pode produzir frutos o ano todo, no entanto, a época de jabuticaba acontece geralmente a partir de junho, com maior frequência entre os meses de agosto e setembro.
Fruta 100% brasileira, típica da Mata Atlântica, a jabuticaba tem apenas uma safra por ano, de agosto a setembro. Por isso, quando as prateleiras estão lotadas com essa deliciosa frutinha, é bom aproveitar.
Às vezes dá tanta jabuticaba, que o pé não tem espaço suficiente para elas se alastrarem pelo tronco e galhos, então elas possivelmente cobrirão até as raízes ocasionalmente descobertas. Uma jabuticabeira é capaz de dar até uma tonelada de frutos por ano.
A reprodução da planta pode ser feita através da semeadura. As sementes têm ótimo poder de germinação, logo após a colheita ou até seis meses depois, desde que elas sejam mantidas dento de um ambiente com bastante umidade.
15 anos
As jabuticabeiras enxertadas são produzidas por meio de uma fusão entre uma planta nova, que leva de 10 a 15 anos para dar frutos, e uma planta de 25 a 30 anos. De porte grande, com folhas pequenas e em tom verde escuro, as espécies enxertadas produzem, normalmente, três vezes ao ano.
Quando colocada em solo bem preparado e fértil, com umidade no nível correto e com boa luminosidade, a jabuticabeira pode dar frutos o ano todo. Entretanto, a época de jabuticaba é entre os meses de agosto e setembro, mas também pode ser possível colher entre janeiro e fevereiro.
A jabuticabeira é muito cultivada em pomares domésticos e floresce duas vezes por ano. A florada, branca, vai de junho a agosto. A espécie ocorre em regiões da Mata Atlântica, principalmente de mata pluvial e das submatas de altitude.
Hoje, são conhecidas mais de 30 variedades de Jabuticabeiras, seus nomes populares são: Jabuticabeira Sabará, Jabuticabeira Olho de Boi, Jabuticabeira Paulista, Jabuticabeira Ponhema e outras. O fruto da jabuticaba cresce preso no tronco e nos galhos da árvore.
O Brasil é mesmo o país das jabuticabas. São quase 15 espécies diferentes e nutritivas, originárias da Mata Atlântica. Na lavoura política, o solo é ainda mais fértil ao nascimento do pequeno fruto. Embora as abundantes colheitas, muito pouco essas jabuticabas servem ao paladar da população.
A fruta adapta-se ao clima tropical e subtropical úmido, sendo encontrada tanto em regiões com temperaturas médias baixas, como no Rio Grande do Sul, como em regiões mais quentes, como no Pará. A jabuticaba é utilizada na produção de diversos produtos, como vinhos, sucos, geléias, licores e vinagres.
A jabuticaba ou jaboticaba é o fruto da jaboticabeira ou jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica.
Mas, além do sabor, o pé de jabuticaba é um espetáculo para os olhos, seja na época de florescimento, seja na de frutificação. Com a fruta podemos fazer suco, licor, vinho, vinagre e geleias. A jabuticaba também tem propriedades medicinais e são utilizadas na produção de remédios para asma, por exemplo.
Um dos principais é o Puccinia psidii, que ataca as folhas, as flores, os frutos e os ramos da jabuticabeira. A doença pode ser identificada quando se verificam manchas circulares necrosadas, além de uma espécie de pó com coloração amarela bem forte.
Qual a maior reserva de silício do mundo?
O que afirma a Lei de Proust Brainly?
O que estava na moda nos anos 60 no Brasil?
É possível desmaiar de emoção?
Como é formado um sistema RGB?
Quais os efeitos da revelia no Processo Penal?
Quem pode fazer o concurso da Polícia Federal?
Quais são as 4 formas de fertilidade do solo?
Como ocorre o processo de splicing do RNAm?
O que é o Prouni Como funciona?
Pode usar a nota do Enem 2020 no Sisu 2022?
Como se comportar de forma profissional?