Com uma metodologia desenvolvimentista totalmente diferente, cidades inteligentes são aquelas que conseguem alinhar avanços tecnológicos com o progresso social e ambiental, com a ajuda de tecnologias digitais e disruptivas. Assim, seus cidadãos têm acesso aos melhores serviços públicos e a uma melhor qualidade de vida.
Cidades inteligentes, também chamadas de Smart Cities, são aquelas que usam a tecnologia de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis e outras melhorias necessárias para a qualidade de vida dos moradores.
O ranking é seguido por Nova York (Estados Unidos), Paris (França), Tóquio (Japão), Reykjavik (Islândia), Copenhague (Dinamarca), Berlim (Alemanha), Amsterdã (Holanda), Singapura (Singapura) e Hong Kong (China). O site do IESE tem a lista completa de cidades inteligentes.
CIDADES INTELIGENTES São cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural, que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede, promovem o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas e utilizam ...
Uma cidade inteligente é aquela que utiliza o potencial da tecnologia e a inovação, juntamente a outros recursos para torná-los mais eficazes. Assim, permite o desenvolvimento sustentável com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.
São Paulo é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil; veja...
Além de melhorar na eficiência dos serviços, as cidades também podem ser responsáveis por promover um ambiente de comunidade, com pessoas compartilhando experiências e serviços. Aliás, o projeto de planejar as cidades para serem mais sociais entra em um novo conceito de organização econômica: a economia colaborativa.
Como funcionam as cidades inteligentes? O objetivo de uma cidade inteligente é criar um ambiente urbano que proporciona uma alta qualidade de vida para as pessoas que ali habitam. Inegavelmente, uma das melhores formas de identificar pontos de melhoria é a coleta de dados. Por isso, as cidades inteligentes se baseiam principalmente na IoT.
No ranking das 165 principais Smart Cities do mundo, divulgado pelo IESE Bussiness School, ocupamos 6 posições. São Paulo se destaca pelos investimentos em mobilidade urbana, com a criação de mais ciclofaixas e corredores de ônibus.
As cidades começaram a se tornar a forma mais comum para se viver no século XX. Até a metade do século XXI, assistiremos a um fenômeno espantoso: estima-se que 2/3 das pessoas estará nas cidades, com 3 bilhões de pessoas podendo viver em comunidades precárias. Esse cenário exige que seja discutido o planejamento urbano.
Como é a partilha na comunhão universal de bens?
Qual a frequência respiratória do cachorro?
Como sacar o dinheiro do cartão Mais?
Como iniciar uma conversa de namoro?
Como saber em quantos Hertz estou vibrando?
Quais são as regras para repassar uma franquia?
Como se calcula a força de um corpo?
Quanto tempo dura o rolamento de um carro?
Como começar uma conversa no WhatsApp com um homem?
Tem vírgula depois do Ou seja?
Como transformar coordenadas em graus minutos e segundos?
Qual a diferença entre Fear e afraid?