O sistema de arquivos é um conjunto usado em todos os HDs, SSDs e chips de memória flash. Caso os componentes não tenham o sistema, os dados armazenados não poderão ser localizados e muito menos lidos em computadores e celulares com Windows, Linux, iOS ou Android.
Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. ... No mundo Windows, temos apenas três sistemas de arquivos: FAT16, FAT32 e NTFS.
Um Sistema de Arquivos é um sistema utilizado para armazenar, organizar e acessar dados em um computador de forma efetiva. Os dispositivos que utilizam sistemas de arquivos são discos rígidos, mídias ópticas como CDs e DVDs, cartões de memória e pendrives (flash drives) e discos flexíveis (disquetes), entre outros.
O FAT é um sistema de arquivos que tem seu funcionamento baseado em uma tabela representativa que possui a capacidade de indicar onde estão os dados de cada arquivo. A tabela usada possui função de guiar onde está localizado cada bloco e também onde estão divididos os arquivos gravados.
NTFS
Atualmente, o NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão do Windows, enquanto o ext4 é o do Linux. Para verificar quais os sistemas de arquivos que o seu Linux suporta, basta verificar o conteúdo do arquivo /proc/filesystems.
Tipos de Sistemas de Arquivos
Sistema operacional | sistema de arquivos suportados |
---|---|
Linux | EXT3, EXT4, XFS, JFS |
MacOS | HFS |
Windows | FAT, HPFS, NTFS |
FreeBSD, OpenBSD | UFS |
Uma partição é uma divisão do espaço de um disco rígido (SCSI ou SATA). Cada partição pode conter um sistema de arquivos diferente. Consequentemente, em cada partição pode ser instalado um Sistema Operativo sendo possível portanto a convivência de vários Sistemas Operacionais na mesma unidade de disco.
Os cinco principais sistemas de arquivos para Linux
NTFS NTFS. O NTFS (New Technology File System) foi introduzido em 1993 com o Windows NT e atualmente é o sistema de arquivos mais comum para computadores com Windows. A maioria dos sistemas operacionais da linha Windows Server também usa esse formato.
O sistema de arquivos físico interage com os drivers de dispositivo ou com o canal para controlar o dispositivo de armazenamento. Observação: isto aplica-se somente a sistemas de arquivos usados em dispositivos de armazenamento.
Os mais usados são o EXT3 e o EXT4, bem como o ReiserFS. Também há o XFS e o JFS, menos conhecidos. Se você é um usuário comum, provavelmente nunca ouviu falar nestes sistemas de arquivos. Porém, são bastante usados em servidores que, em sua maioria, usam sistemas operacionais baseados em Unix.
Sem um sistema de arquivos, as informações colocadas em um meio de armazenamento seriam um grande corpo de dados, sem nenhuma maneira de dizer onde uma parte da informação termina e a próxima começa. Ao separar os dados em pedaços e dar um nome a cada peça, a informação é facilmente isolada e identificada.
A confiabilidade, eficiência e ajuste com relação ao meio físico de armazenamento são importantes considerações de projeto. Antes do advento dos computadores, o termo sistema de arquivos era usado para descrever um método de armazenamento e recuperação de documentos em papel.
Como escrever por extenso números grandes?
Como medir com o osciloscópio?
Como inserir o código da operadora de forma automática?
Como ligar um cabo de rede em dois computadores?
Como tirar mofo de tecido com bicarbonato?
Como lidar com uma pessoa de ego inflado?
Como cortar imagem raster no AutoCAD?
Como ligar para outra operadora Vivo?
Como limpar fungo de plástico?
Como funciona a churrasqueira a gás da Fischer?
Como tirar mancha preta do tanquinho?
Como tirar mancha vermelha da roupa?
Quantos litros de água vai em uma máquina de 11 kg?
Como tirar manchas de tecidos de malha?
O que é bom para tirar tinta de cabelo dos dedos?