Para concorrer a uma bolsa, o estudante deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni, e obter a nota mínima nesse exame, estabelecida pelo MEC.
Conheça alguns dos principais benefícios do Enem!
Trata-se do programa Enem Antecipado, que garante um desconto de 20% a 30% caso você entre na graduação nos meses anteriores à divulgação dos resultados do Exame. Isso mesmo: sua inscrição no Enem já garante uma bolsa de estudos, antes mesmo que você saiba sua pontuação.
Criado em 2004 e institucionalizado em 2005, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) utiliza as notas do Enem para dar bolsas de estudos aos estudantes de escolas públicas e bolsistas de colégios particulares. O projeto oferece a possibilidade de estudar de graça em faculdades privadas ou com desconto de 50%.
450 pontos
Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação do Enem.
Você sabia que a sua nota do Enem pode valer bolsas de até 100%? É isso mesmo! Todo o período de dedicação e esforço para conseguir um ótimo resultado vale descontos exclusivos em nossas instituições.
Além de viabilizar o ingresso em instituições públicas, o Enem garante a permanência de estudantes em universidades particulares, através de bolsas de estudo integrais e parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para participar do programa é preciso ter média de 450 pontos no último Enem.
até 600 pontos — 10% de desconto; de 6 pontos — 20% de desconto; de 7 pontos — 80% de desconto; acima de 9% de desconto.
Quem pode fazer o Enem? O Enem não é uma exclusividade de estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio. Como o Exame não tem limite de idade, qualquer pessoa pode participar. Basta se inscrever, pagar a taxa (caso não seja isento), comparecer ao local indicado no dia da prova e encarar o desafio.
Saber como funciona a nota do Enem causa muita dúvida por aí. Para começo de conversa, é importante ter em mente que é difícil saber exatamente como calcular a nota desse exame. Somente o Inep (órgão responsável pela aplicação da prova) consegue fazer esse cálculo.
Diferentemente das matérias da escola a que estamos acostumados, o Enem foi organizado em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, ...
Podemos dividir a correção do Enem em dois processos diferentes: as questões objetivas e a redação. Para as questões objetivas, os participantes devem preencher um cartão-resposta, pintando com caneta esferográfica preta a letra correspondente a cada item. Esse cartão é submetido a uma leitura por computador e, em seguida, a nota é calculada.
Como manter o foco nos estudos online?
Como ser otimista diante de tantas dificuldades?
Como manter a cor no cabelo por mais tempo?
Como manter o geladinho congelado?
Quais as características gerais de pessoas que possuem alguma deficiência?
Como fazer seu próprio cavanhaque?
O que podemos fazer para ter uma alimentação saudável?
Como focar para estudar em casa?
Como aprender a ter disciplina para emagrecer?
Quais os sintomas de desidratação de um gato?
Como manter o ambiente de trabalho limpo e organizado?
Como saber se meu cartão da Unimed está desbloqueado?
Quais foram os ganhadores do Super vale?
Como contestar o auxílio emergencial que foi bloqueado?
Como colocar a porcentagem em um gráfico?
Como saber se o cartão azul foi aprovado?
Quanto tempo demora a análise de cartão de crédito Itaú?
É possível um cachorro cruzar com um lobo?