Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. Esse processo pode ocorrer em um meio material ou no espaço (vácuo).
A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.
A radiação eletromagnética se propaga no espaço. Ela possui campo magnético e campo elétrico que se geram mutuamente e se propagam perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia, transportando assim energia sob a forma de radiação eletromagnética.
A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. Sem esse processo não haveria vida na Terra. A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.
As radiações têm origem nos ajustes que ocorrem no núcleo atômico ou nas camadas eletrônicas do átomo, ou através da interação de outras radiações ou partículas com o núcleo ou átomo. As radiações alfa, beta e gama são originadas a partir de “ajustes” que ocorrem no núcleo.
15 curiosidades que você vai gostar
A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. ... Esta radiação ocorre na forma de partículas beta (β), que são elétrons de alta energia ou pósitrons emitidos de núcleos atômicos num processo conhecido como decaimento beta.
O que são radiações e como classificam. O fenômeno físico da radiação pode ser definido como energia em movimento, ou seja, a propagação ou trânsito de uma partícula ou onda eletromagnética entre um ponto e outro do espaço, seja através do vácuo ou de um meio material qualquer.
RESUMO: A irradiação em alimentos é um processo que os alimentos são expostos à radiação ionizante (alfa beta e gama). Os alimentos são apenas expostos à radiação, portanto não são contaminados. E tem como finalidade prolongar a vida útil nas prateleiras, e assim evitar o desperdício dos alimentos.
A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos como; brotamento, maturação e envelhecimento, além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento assim tornando-os também mais seguros ao ...
A irradiação de alimentos consiste na exposição do alimento de origem animal ou vegetal à radiação ionizante, que é proveniente de fontes radioativas como de uma máquina de feixe de elétrons.
De acordo com sua capacidade de interagir com a matéria, as radiações são classificadas em ionizantes, não ionizantes e eletromagnéticas.
Radiação nuclear é um tipo de radiação originada no núcleo de determinados átomos de elementos químicos que não estão estáveis. As radiações nucleares podem ser de vários tipos, mas, principalmente: partículas alfa (α), partículas beta (β) e radiação gama (γ).
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
Para que serve
Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.
Apesar de toda radiação ser invisível, existe um certo experimento que consegue demonstrar visualmente como ela funciona, utilizando apenas um pouco de urânio e um recipiente especial – chamado câmara de nuvens.
A ciência e a medicina usam a seu favor a radiação na saúde: devido ao seu potencial de mutações e alterações celulares, é uma arma eficaz para eliminar células cancerígenas. O método é contraindicado para gestantes, devido à exposição do bebê e os efeitos radioativos não completamente esclarecidos.
Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.
As principais vantagens da irradiação dos alimentos são: minimização dos microrganismos prejudiciais à saúde, a lenta maturação e germinação, permitindo assim prolongar a duração dos alimentos.
Um ponto negativo visto até o momento é que o sabor e aroma do alimento sofrem algumas alterações. O leite e seus derivados, além de alimentos muito gordurosos, não podem ser irradiados, pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos.
Possíveis desvantagens do uso da radiação na indústria de alimentosOs alimentos irradiados podem apresentar modificações em seu sabor e aroma, de acordo com a dose de radiação utilizada;Se os micro-organismos não forem suscetíveis à radiação, não serão degradados;
Estudos indicam uma visão negativa dos alimentos irradiados devido a associação de irradiação com radioatividade e riscos à saúde. Consumidores após informados sobre os benefícios da tecnologia demonstram uma nova percepção e o percentual de rejeição diminui em relação aos alimentos irradiados.
O feixe de raios X, transmitido através do paciente, impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas. Durante o exame radiográfico os raios X interagem com os tecidos através do efeito fotoelétrico e Compton.
Uma fonte de radioatividade consiste em qualquer corpo ou material que apresenta radioatividade, ou seja, que tenha a capacidade de emitir energia sob a forma de partículas ou radiação eletromagnética.
As radiações naturais são as existentes no meio em que vivemos; provêm da Terra e do espaço exterior. Na Terra há minerais que emitem radiações e do espaço exterior nos chegam as radiações provenientes do Sol e das estrelas. Entre as substâncias emissoras de radiações estão o urânio, o tório e o rádio.
Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).
Quais os três elementos fundamentais de uma política de crédito?
Como jogar Destiny 2 tela dividida?
Porque o cortisol aumenta a glicose?
Como o cuidador deve proceder para criação de vínculo com o idoso?
Como o cubismo chegou no Brasil?
Onde lançar poupança no Imposto de Renda 2020?
Como o clima organizacional interfere nos resultados da empresa?
Como instalar o Linux no notebook?
Por que o cubismo recebeu esse nome?
Quanto custa um retiro espiritual na Índia?
Como o consumismo pode afetar os ecossistemas do planeta Terra?
O que é o cristianismo e como surgiu?
Como o criminoso do livro escaravelho do diabo morreu?
Como limpar pincel de maquiagem e esponja?
O que é feriado no Super Banco Imobiliário?