Para mim, o primeiro passo que se deve dar antes de começar a escrever em primeira pessoa é exercitar a empatia. Quando conseguimos nos colocar no lugar do outro, passamos a ver através da perspectiva do outro. E então a coisa toda flui. Isso quando não estamos narrando fatos de nossa própria vida.
Por exemplo, em vez de escrever “Eu fiquei triste por tê-la perdido como uma amiga”, escreva “A tristeza encheu meu coração quando percebi que estava perdendo-a como amiga”. Você também pode simplesmente remover o “eu pensei” ou “eu vi” em uma frase para deixar a perspectiva de primeira pessoa mais forte.
Comece
O narrador personagem está presente na história como personagem e narra os acontecimentos em primeira pessoa. Ele, portanto, participa da ação e seu conhecimento das coisas se limita àquilo que vê e sabe sobre os outros personagens.
Como fazer um texto narrativo? Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.
#Dica 1
Introdução. Será a parte do seu texto narrativo em que você vai apresentar o contexto, o espaço, o tempo e as personagens principais. Pense que você precisa deixar seu leitor por dentro desta “base” para poder, depois, desenvolver os fatos e desdobramentos.
A narração cujo narrador participa dos fatos é chamada de Narração em 1ª pessoa. A narração feita por um narrador que não participa dos fatos, mas que os observa, é denominada de Narração em 3ª pessoa.
Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa.
Leia exemplos de narrativas em primeira pessoa. Para ter uma noção melhor da perspectiva em primeira pessoa, leia exemplos da literatura. Observe exemplos no passado e no presente para poder entender como eles são usados. Há diversos exemplos conhecidos de obras escritas em primeira pessoa, incluindo:
Aqui a história é contada sempre em 1º pessoa. Narrador-observador: É aquele que apenas observa os fatos e os relata sem interferência alguma. A história aqui é narrada em 3º pessoa. Narrador-onisciente: É aquele narrador que sabe de tudo o que se passa na trama e está presente até mesmo nos pensamentos dos personagens.
Em duplas, os alunos deverão reescrever o trecho do conto, transformando a narração de primeira pessoa para terceira. Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá apresentar aos alunos (por meio de projeção) as seguintes perguntas que fecharão o conteúdo estudado: Quais são os dois tipos de narrador das histórias?
A redação narrativa é um texto que tem como base um arranjo de sequências das ações, dos fatos nos quais o personagem se envolve, descrevendo-os em seu espaço e tempo determinados.
Quais são as palavras que indicam ação?
O que são pequenas propriedades de plantação?
Quais são as relações de trabalho no Brasil?
Quais são as palavras menos usadas no Brasil?
Como são chamadas as cidades que não exercem influência alguma ou seja não?
O que Jesus fez para vencer o mundo?
Como são chamadas as bactérias de forma esférica?
Como é formado o planeta Vênus?
Como é realizada a revisão textual em sala de aula?
Quais são as bactérias Heterótrofas?
Qual o tamanho de uma cadeira?
Como se mede a altura das ondas?
Qual é o objeto de estudo da Contabilidade passei direto?
Quanto custa 1 metro quadrado de laje?
Porque trabalhar a coordenação motora fina na educação infantil?