Ao sistema operacional é destinada a função de coordenar e gerenciar a utilização dessas memórias de forma eficiente. Este serviço é implementado pelo sistema operacional através do gerenciador de memória. O gerenciador de memória controla quais partes da memória estão sendo utilizadas e quais não estão.
O gerenciamento de memória é, portanto, o resultado da aplicação de duas práticas distintas dentro de um sistema de computação: Como a memória é vista, isto é, como pode ser utilizada pelos processos existentes neste sistema. Como os processos são tratados pelo SO quanto às suas necessidades de uso de memória.
O gerenciador de memória implementa a memória virtual, fornece um conjunto principal de serviços, como arquivos mapeados na memória, memória de cópia na gravação, suporte a memória grande e suporte subjacente para o gerenciador de cache.
1) Quais as funções básicas da gerência de memória? R: Maximizar o número de processos na memória, permitir a execução de programas maiores que a memória física, compartilhamento de dados na memória e proteção da memória utilizada por processo e pelo sistema operacional.
Uma maneira de se fazer isso seria: criar uma fila para cada partição existente e cada vez que um processo é iniciado, ele é colocado na fila de menor partição capaz de o executar. Os processos em cada partição são escolhidos de acordo com alguma forma de política, por exemplo, o primeiro a chegar é atendido antes.
36 curiosidades que você vai gostar
Uma solução encontrada para o problema é dividir o programa em módulos, de forma que seja possível a execução independente de cada módulo, utilizando uma mesma área de memória.
Em sistemas operacionais, segmentação é uma das maneiras mais comuns para a proteção de memória, sendo a memória paginada outro método bastante utilizado. Significa que parte da memória é removida do processo sendo executado atualmente, através do uso de registradores.
Eles têm uma diferença básica entre eles, ou seja, Fragmentação interna ocorre quando blocos de memória de tamanho fixo são alocados para o processo sem se preocupar com o tamanho do processo, e Fragmentação externa ocorre quando os processos são alocados na memória dinamicamente.
É uma técnica aplicada a gerência de memória, onde o sistema escolhe um programa residente que é levado da memória para o disco (Swapp out), retornando posteriormente para a memória principal RAM com se nada tivesse ocorrido.
Como fazer laxante com magnésia?
Como saber onde está o veículo apreendido?
Como localizar un smartwatch perdido?
Qual lixa para cimento queimado?
Como limpar onde o rato morreu?
Como encontrar os pontos na reta numérica?
O que quer dizer circunferência abdominal?
Como saber o tamanho do acabamento do registro?
Como fazer a Receita de Ambrosia no The Sims 4?
Como saber a arquitetura do processador do celular?
Como saber quantos gigas tem o Xbox One S?
Como saber o número atômico de um elemento químico?
Para que serve a terapia comportamental cognitiva?
Como saber o conceito CAPES de um mestrado?