Democracia representativa é o exercício do poder político pela população eleitoral feita de maneira indireta (ao contrário da democracia direta), mas através de seus representantes, por si designados, com mandato para atuar em seu nome e por sua autoridade, isto é, legitimados pela soberania popular.
No século XV, na Suécia, foi criado um parlamento que dava a representantes do povo, da burguesia, do clero e da nobreza voz num parlamento. ... Ocupando lugar nos parlamentos, estavam cidadãos eleitos para representar determinadas parcelas da sociedade. É dessa escolha que nasce a idéia de democracia representativa.
A democracia representativa tem, assim, como principal característica, a presença do voto para eleição de representantes; esses é que possuirão mandato para debater os assuntos ligados à administração do estado e às questões públicas.
Foi iniciada após a abertura política, que teve seu ápice na primeira eleição presidencial, em 1989, após o fim das eleições indiretas que prevaleceram no período da ditadura militar. No período inicial da República, entre 18, o país foi dominado pelos setores militares.
É um regime onde se pretende que existam efetivos mecanismos de controle exercidos pela sociedade civil sobre a administração pública, não se reduzindo o papel democrático apenas ao voto, mas também estendendo a democracia para a esfera social. ...
Em uma democracia representativa, o povo elege funcionários para criar e votar em leis, políticas e outras questões de governo em seu nome. Desse modo, a democracia representativa é o oposto da democracia direta, na qual as próprias pessoas votam todas as leis ou políticas em todos os níveis de governo.
COMO E QUANDO SURGIU A DEMOCRACIA DIRETA? ... A primeira democracia da qual se tem relatos é a de Atenas, na Grécia Antiga, em que os cidadãos se reuniam em praça pública para discutir política e tomar decisões acerca de problemas da cidade. Essa é a mais antiga forma de exercício direito da cidadania.
O fator essencial para a valorização da democracia representativa é que quantitativamente, ela é capaz de permitir que toda a população de um país vote, independentemente de variáveis sócio-econômicas, de gênero, credo, cor, crença. Assim, pode ser considerada uma forma abrangente de democracia.
A democracia no Brasil não se mostra muito diferente das democracias de países ocidentais, sendo uma república representativa bicameral– estabelecida pelo Senado e Câmara dos Deputados -, constituída pelos três poderes – Judiciário, Legislativo e Executivo.
Críticas à democracia representativa. O sistema de democracia representativa recebe algumas críticas. A maior delas é ligada ao fato de que o poder sobre as decisões do país fica concentrado nas mãos de poucas pessoas. A concentração de poder pode gerar desvio nas finalidades dos cargos ou aproveitamento de vantagens em benefício ...
O Brasil pode ser considerado uma democracia representativa e participativa, pois promove audiências e referendos públicos para decidir algumas das principais questões de interesse da população. Ver também o significado de Representatividade e a diferença entre democracia e ditadura.
Como funciona o estágio voluntário?
O que é empreender na enfermagem?
Como fazer cálculo de preparo de soluções?
São exemplos de espaços não formais de educação?
O que produz espuma na cerveja?
Quais são os ingredientes do leite de caixinha?
Qual salário dos atores da Marvel?
O que é segurança operacional?
Como lidar com o medo de rejeição?
Quais são as cidades mais perigosas do Brasil?
Qual o prazo para apresentação de provas?
Porque Saul foi ungido rei de Israel?
Quanto custa uma injeção de HPV?
O que significa cortes Parassagitais?
Quanto ganha o vencedor da fazenda?
O que pode destruir um diamante?
Como se chama a pessoa que termina o ensino médio?