Na definição de Sandro Carvalho Lobato de Carvalho e Joaquim Henrique de Carvalho Lobato, a vitimização primária pode ser entendida como aquela que acontece na prática do crime, através da conduta delituosa do agente que viola os direitos da vítima.
A vitimização pode ser primária, secundária ou terciária. Dentre outras definições que estudiosos da Vitimologia podem apresentar, podemos afirmar que a vitimização primária é aquela que decorre direta e imediatamente da prática delitiva. Ex.: a pessoa que sofre uma lesão corporal.
Vítima primária: é aquela que sofre diretamente com as consequências da infração penal. É a vítima atingida segundo a ótica do direito penal. Vítima secundária: é a vítima atingida tanto pela ação da infração penal, como também pela má atuação dos órgãos encarregados de realizar a persecução penal (dupla vitimização).
De acordo com tal disposição, a sociedade está suscetível à ocorrência de quatro danos distintos, chamados respectivamente de: vitimização primária, secundária, terciária e, como parte dos estudos atuais da vitimologia, a quaternária.
A vitimização primária é aquela causada pelo agente criminoso, ao cometer um crime contra um indivíduo, ao passo que a vitimização secundária é causada pelo agente público que, ao invés de resolver o problema da vítima de modo digno, acaba por julgá-la e desacreditá-la.
25 curiosidades que você vai gostar
Vitimização primária, secundária e terciária.
Vitimologia consiste no estudo da vítima no que se refere à sua personalidade, quer do ponto de vista biológico, psicológico e social, quer o de sua proteção social e jurídica, bem como dos meios de vitimização, sua inter-relação com o vitimizador e aspectos interdisciplinares e comparativos”.
A vitimização indireta, que se trata do sofrimento das pessoas que estão relacionadas intimamente à vítima de um delito, e que sofrem juntamente com ela, e também a heterovitimização, que corresponde à “auto recriminação da vítima” diante de um crime cometido, por meio da busca pelas razões que a tornaram, de modo ...
1. Tornar alguém ou algo vítima. 2. Mostrar-se como vítima.
Quem eram considerados os hereges?
Qual a regra para usar o hífen?
Qual expectativa de vida em 1900?
Como saber se minha cicatriz está boa?
Quais as partes do planejamento de uma entrevista?
Como tratar disfunção executiva?
Qual é o maior símbolo da Guerra Fria?
Qual é o tamanho de um tijolo de 6 furos?
Qual o menor peixe brasileiro?
Qual é a porcentagem de água que não está congelada?
Quantas mamadeira o Leite Ninho rende?
Qual a diferença entre renúncia e revogação?
O que é processo de decodificação?
Quais são os tipos de métodos contraceptivos?
Pode tomar ibuprofeno com H3N2?