Qual a regra para usar o hífen?

Pergunta de Davi Reis em 03-06-2022
(24 votos)

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

O que é hífen exemplos?

Exemplo: anti-higiênico; pré-história; semi-hospitalar; super-homem; extra-humano. Atenção! Em alguns casos, após o prefixo "des" e "in", o hífen deixa de ser usado se o segundo elemento da palavra perdeu a letra "h", como nos casos: desumano; inapto e desumidificar.


Quais palavras não tem mais hífen?

Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.

Qual é o sinal de hífen?

Chamamos hífen o sinal gráfico (-) que empregamos na língua portuguesa a fim de indicar a ligação entre palavras compostas ou aquelas que são derivadas por meio do processo morfológico conhecido como prefixação.

O que mudou no uso do hífen?

Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.

HÍFEN – Como usar? Saiba as regras! || Prof. Letícia


33 curiosidades que você vai gostar

Quais foram as mudanças que a nova regra ortográfica trouxe para o acento diferencial?

Existe também o “acento diferencial”, acento agudo ou circunflexo utilizado para diferenciar palavras que possuem a mesma pronúncia. Ele deixou de existir, permanecendo apenas no verbo pôr e no passado pôde. E, por fim, o acento circunflexo deixou de ser usado em terminações ôo e êem.

Quais foram as principais mudanças da reforma Ortografica?

Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...

Como saber se a palavra tem hífen ou não?

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

Qual é a função do hífen?

A função básica do hífen é criar novas palavras sejam compostas ou derivadas.

Quem criou o hífen?

Quanto à datação e origem da palavra hífen,o Dicionário Houaiss, por exemplo, estabelece o seu surgimento na língua portuguesa no ano de 1576, especificando-se que o mesmo deriva etimologicamente do «gr. huphén, adv. "juntamente", pelo lat.

Por que hiperativo não tem hífen?

O prefixo hiper- deve ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "r" ou "h". Nos demais casos, o hífen não é usado. Acompanhe alguns exemplos de palavras com hiper-, este prefixo grego que tem o significado de posição superior, excesso.

Como se escreve a palavra dia a dia?

Segundo o Acordo Ortográfico, a forma correta é dia a dia. As palavras compostas constituídas por nome + preposição + nome e que não sejam termos de botânica ou zoologia, como dia a dia, fim de semana, frente a frente, pé de galinha (ruga), perdem o hífen.

O que significa hífen em português?

Significado de Hífen

substantivo masculino Traço horizontal que indica a separação de um nome composto, de sílabas em fim de linha e de ligações enclíticas, pronome depois do verbo, ou mesoclíticas, pronome entre o radical e a desinência verbal; traço-de-união. Etimologia (origem da palavra hífen).

Qual é o nome do sinal?

O nome desse sinal gráfico é ASTERISCO. Essa palavra vem do grego e significa exatamente "pequeno astro" ou "estrelinha".

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Como se escreve Auto-retrato junto ou separado?

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autorretrato. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-retrato. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autorretrato.

Quando usar traço?

Usos do travessãoDiscurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ... Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

O que mudou na acentuação gráfica com o novo acordo ortográfico cite as mudanças e exemplifique?

1ª) Nos acentos gráficos:

a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...

Qual foi a última reforma ortográfica?

As regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa são obrigatórias no Brasil a partir de hoje (1º). Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.

Quando foi a última reforma Ortografica da Língua Portuguesa?

Português. No Brasil, a língua portuguesa já passou por reformas em 1943 e 1971, enquanto em Portugal houve alterações em 1911, 1920, 1931, 1945 e 1973. Portugal e Brasil colocaram em prática as regras do Acordo Ortográfico de 1990, enquanto os restantes seis países lusófonos ainda não o fizeram.

O que mudou com o novo acordo ortográfico trema?

O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.

O que é prefixo e sufixo exemplos?

Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. ... Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Tem hífen em dia a dia?

As palavras compostas que possuem entre seus termos um elemento de ligação (representado por uma preposição, artigo ou pronome) já não mais requerem o emprego do hífen. Além da expressão em estudo (dia a dia), há ainda outras, como: pé de moleque, lua de mel, carne de sol, fim de semana, etc.

Tem crase dia a dia?

A crase é proibida antes de substantivos masculinos, entre palavras repetidas (dia a dia, por exemplo), e… antes de verbos!



Outras questões

Quanto custa um alinhamento de rodas?

O que são hardwares Cite 3 exemplos?

Quem tem uma perna maior que a outra?

O que é o Caos primordial?

Quando é indicado a biópsia excisional?

Como fazer a organização de documentos?

O que precisa para fazer um aviso?

Qual o tamanho de um bolo para 40 pessoas?

O que é um orçamento de obras para que serve Quais são as principais informações para a elaboração de um orçam

Quanto é 45 bilhões de UONS?

Como fazer uma pauta no Word?

Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde?

Como identificar um usuário de pó?

Qual a melhor tinta para não ressecar o cabelo?

Como fazer a Shampoozada para tirar o preto do cabelo?

Como deixar uma imagem centralizada?

Qual o prazo de validade de uma declaração escolar?

Qual a previsão do café para 2022?

Como classificar o sujeito e o predicado de uma frase?

O que é Decad prefeitura RJ?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com