A Assistência Farmacêutica tem caráter sistêmico, multidisciplinar e envolve o acesso a todos os medicamentos considerados essenciais. Na PNM é definida como: Grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade.
Um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio da promoção do acesso aos medicamentos e uso racional são desenvolvidas pelo Ministério da Saúde.
O financiamento das ações de saúde é organizado em blocos conforme Portaria nº 204/GM de 29 de janeiro de 2007. A Assistência Farmacêutica constitui um desses blocos e se divide em três Componentes: Componente Básico, Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica e Componente Especializado.
A atenção farmacêutica contribui para o uso racional de medicamentos, na medida em que desenvolve um acompanhamento sistemático da terapia medicamentosa utilizada pelo indivíduo buscando avaliar e garantir a necessidade, a segurança e a efetividade no processo de utilização de medicamentos.
Enquanto assistência farmacêutica é um conjunto de ações realizadas por far- macêuticos que tem como objetivo orien- tar o uso e as restrições de medicamentos aos pacientes, a Atenção Farmacêutica é a relação direta do farmacêutico com o paciente, realizando o controle do uso de medicações com os interesses do próprio ...
O financiamento se dá por meio da transferência de recursos federais destinados à aquisição de mobiliários e equipamentos necessários à estruturação das Centrais de Abastecimento Farmacêutico e Farmácias no âmbito da atenção básica, além da manutenção dos serviços farmacêuticos.
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME.
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica está relacionado aos medicamentos e insumos da Assistência Farmacêutica no âmbito da Atenção Básica à Saúde. O financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica - CBAF é de responsabilidade da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A assistência farmacêutica no SUS / Conselho Federal de Farmácia , Conselho Regional de Farmácia do Paraná ; organização Comissão de Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia , Comissão de Assistência Farmacêutica do Serviço Público do CRF-PR. – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2010. 60 p.
Para facilitar a organização da Assistência Farmacêutica, foram definidos blocos de financiamento e componentes, dividindo as responsabilidades entre os governos Federal, Estadual e Municipal. São eles: São distribuídos nas farmácias das unidades básicas de saúde.
A reorientação da Assistência Farmacêutica, uma das diretrizes desta Política Nacional, tem como objetivo o desenvolvimento de atividades relacionadas à promoção do acesso da população aos medicamentos essenciais e não deve se restringir à aquisição e distribuição de medicamentos. 6
Sistemas de gestão da Assistência Farmacêutica: 1 AFSESAB -Sistema de Gestão Farmacêutica 2 SIGAF- Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica More ...
O que significa imóvel foreiro a União?
Como verificar se um número é primo programação?
Como consultar resultado da prova prática do Detran DF?
Como saber se o nobreak está funcionando corretamente?
Como juntar 2 vídeos do YouTube?
Como é que faz o penteado da Frozen?
Como fazer o primeiro tratamento da água da piscina?
O que fazer para aumentar a velocidade do modem?
Como faço para alinhar um texto no Excel?
Como fazer banana para bebê de 6 meses?
Como faz o número 19 em romanos?
Como calcular metade de uma esfera?
Como juntar dos probabilidades?
Como surgiram os números ordinais?
Como deve ser feita a coleta da urina?
Qual a pena para quem cria animal silvestre?
Como é feito o teste de glicose?
Quais as enzimas proteolíticas envolvidas no processo de maturação da carne?