O número romano XIX corresponde a versão do natural 19 (dezenove).
Números podem ser expressos em algarismos romanos na forma de uma subtração para economizar espaço. Isso acontece quando um algarismo de valor menor vem antes de outro de valor maior. Confira as situações onde isso ocorre: Separe o número em partes menores para entendê-lo melhor.
Ele é composto por sete letras maiúsculas do alfabeto latino: I, V, X, L, C, D e M. Os algarismos romanos são usados principalmente nos seguintes casos: capítulos de uma obra, cenas de um teatro, nomes de papas e reis, datas de acontecimentos históricos, na designação de congressos, olimpíadas, assembleias, etc.
Use essa seção para ler números romanos em textos antigos. Até o idade moderna, os números romanos não haviam sido padronizados. Mesmo os próprios romanos não os utilizavam de forma consistente; diversas variações foram usadas na idade média e mesmo ainda no século 19 e início do século 20.
Agora, vamos voltar alguns séculos para descobrir como surgiram os números romanos e traçar uma linha histórica até os dias de hoje. Como comentamos no início deste post, o sistema de numeração romano foi criado na Roma Antiga há quase 3.000 anos. Durante muito tempo, foi a forma de representação numérica mais utilizada no continente europeu.
O que ajuda a diminuir o inchaço?
Quem pode ser sociedade empresária limitada?
Como eram as esculturas dos astecas?
Como se chama picanha Argentina?
Qual era o principal objetivo dos colonizadores europeus?
O que não comer para evitar barriga?
O que representa a serpente no contexto bíblico?
Como descongelar pão de cachorro quente?
Como cadastrar no compra e volta?
Como se escreve o som do raio?
Quais modelos de Apple Watch funcionam no Brasil?
Quanto produz uma colmeia por ano?
Qual é o veneno mais poderoso do mundo?
O que fazer para o furúnculo vim a furo?
Quantos anos pode ser aeromoça?