1- Res cogitans (espírito): substância pensante, imperfeita, finita e dependente. 2- Res divina (Deus): substância eterna, perfeita, infinita, que pensa e é independente. 3- Res extensa (matéria): substância que não pensa, extensa, imperfeita, finita e dependente.
Nesta ordem de ideias, Descartes admite a existência de três substâncias: Res cogitans (espírito): substância pensante, imperfeita, finita e dependente. Res divina (Deus): substância eterna, perfeita, infinita, que pensa e é independente.
Para Descartes, como para a escolástica, a substância é um “ens per se existens”. Isso significa existência fundada em si mesma e não “in aliis”, como acontece nas propriedades.
A substância infinita cria as demais substâncias finitas. Há, assim, um princípio "lógico" em Descartes: o finito depende do infinito, uma "lógica" metafísica, um infinito do qual que não se pode ter uma compreensão completa, mas que define o finito.
René Descartes é responsável pelo desenvolvimento do racionalismo cartesiano, segundo o qual o homem não pode alcançar a verdade pura através de seus sentidos: as verdades residem nas abstrações e em nossa consciência, na qual habitam as ideias inatas.
22 curiosidades que você vai gostar
Para falar do corpo, Descartes inicia seu caminho através do cogito, que garante, pela linha de pensamento racionalista, a existência do homem pela atividade do pensamento. Neste sentido, define que o homem é a sua alma, pois esta é a sua substância pensante.
Em busca de verdades irrefutáveis, o filósofo moderno René Descartes (1596-1650) estabelece o método cartesiano, que consiste em quatro regras: evidência, análise, ordem e enumeração. Estes preceitos são baseados no conhecimento matemático, isto é, um conhecimento dominado pela razão e não pelos sentidos.
QuímicaSubstâncias puras são materiais que possuem composição química e propriedades físicas e químicas constantes, já que não se modificam em pressão e temperatura constantes. ... a) Substâncias simples. ... → H2 (Gás Hidrogênio) ... → O3 (Gás Ozônio) ... b) Substâncias compostas. ... → CO2 (Gás Carbônico ou Dióxido de Carbono)
De acordo com o pensamento do filósofo, ao duvidar de algo já estaria pensando e, por estar duvidando, logo pensando, estaria existindo. Descartes entendeu que ao duvidar, estava pensando, e por estar pensando, ele existia. Desta forma, a sua existência foi a primeira verdade irrefutável que ele encontrou.
O Dualismo Cartesiano ou Dualismo Psicofísico (ou ainda Dicotomia Corpo-Consciência), é um conceito segundo o qual o ser humano é um ser duplo, composto de uma substância pensante e uma substância extensa.
Essa substância é a substância divina, Deus. A função construtora da substância divina se dá mediante a dois predicados basilares: O primeiro é, justamente, aquele que uma ideia não pode ser gerada por algo que tenha menos realidade do que ela.
Para Espinosa a substância é a causa de si mesma, é um ser completo que existe por si e é único e verdadeiro. Um aspecto positivo do sistema de Espinosa é o esforço para unir a criatura a Deus.
Através da dúvida metódica, o filósofo chega à descoberta de sua própria existência enquanto substância pensante. A palavra cogito (penso) deriva da expressão latina cogito ergo sum (penso logo existo) e remete à auto-evidência do sujeito pensante .
166-169. Descartes demonstra agora a existência de Deus a partir do facto de que não nos podemos conservar a nós próprios. Se não podemos garantir a nossa existência, mas apesar disso existimos, é porque alguém nos pode garantir essa existência.
Racionalismo e empirismo: diferença
Enquanto o empirismo valoriza as ciências experimentais, o racionalismo busca explicar os fenômenos a partir do estudo das ciências exatas. Segundo essa linha de pensamento, o conhecimento só será alcançado por meio do bom uso da razão.
René Descartes defendia a ideia de que é preciso duvidar antes de adquirir, organizar e analisar o conhecimento. ... Assim, Racionalismo Cartesiano é formado pelo pensamento e pela dúvida. É dessa definição que Descartes forma uma das suas linhas de pensamentos mais conhecidas, a ideia do “penso, logo existo”.
Ao duvidar de tudo, Descartes não pode negar que a dúvida existe. Como as dúvidas vieram do seu questionamento, ele assume que a primeira verdade é o "penso, logo existo". Essa é a primeira afirmação considerada verdadeira pelo filósofo.
O esteio da filosofia de Descartes, pode ser resumida por sua famosa frase em latim: “Cogito, ergo sum” (penso, logo existo). Ele foi o primeiro a levantar a doutrina do dualismo corpo e mente,(a propor uma sede física para a mente, e a maneira como ela se inter relaciona com o corpo).
Explique como ele chegou a ela. A primeira verdade indubitável encontrada por Descartes é: "Eu penso!". Ele chega a ela após submeter seus pensamentos ao exame crítico conhecido como dúvida metódica, em que decide aceitar como válidas somente ideias indubitáveis ao exame do pensamento puro.
As substâncias simples são aquelas formadas por um único elemento químico. Por exemplo: O2 (gás oxigênio), O3 (ozônio), Cl2 (Gás cloro), H2 (Gás hidrogênio) etc. Já as substâncias compostas, por sua vez, são aquelas formadas por mais de um elemento químico.
Água, sal, gás carbônico, bicarbonato de sódio, etc., são alguns exemplos de substâncias. Porém, infelizmente, o termo substância muitas vezes é utilizado de forma errada. Muitas pessoas dizem que o ar, a gasolina, o sangue, a água da torneira, entre outros exemplos, são substâncias, mas, na verdade, não é bem assim.
Existem dois tipos básicos de substâncias puras: as simples e as compostas. Tanto o sal quanto a água são exemplos de substâncias compostas, conforme a definição a seguir: Substância pura composta, ou simplesmente substância composta, é aquela em que suas moléculas são formadas por dois ou mais elementos químicos.
- A primeira regra é a evidência: não admitir "nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal". Em outras palavras, evitar toda "precipitação" e toda "prevenção" (preconceitos) e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto, isto é, o que "eu não tenho a menor oportunidade de duvidar".
“Penso, logo existo.” “O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada.” “Muitas vezes as coisas que me pareceram verdadeiras, quando comecei a concebê-las, tornaram-se falsas, quando quis colocá-las sobre o papel.”
Daí pode-se concluir que, para Descartes, a diferença entre os animais não-humanos e as máquinas, por um lado, e os homens, por outro, reside na incapacidade daqueles de reunir várias palavras ao mesmo tempo e de compor com elas um discurso pelo qual façam compreender seus pensamentos.
Quando o ar está pingando água?
Como aceitar todas as alterações no Libre Office?
Quais são as principais atividades econômicas que caracterizam os espaços rurais?
Quais são os tipos de lesões mais comuns nos esportes?
Quais as medidas do tijolo baiano de 9 furos?
O que foi a Conferência de Yalta e Potsdam?
Como funciona o seguro de caminhão?
Qual a distância para assistir TV de 70 polegadas?
Como se escreve a palavra em em inglês?
Como impedir que alguém veja minhas publicações no facebook?
Onde ocorrem as etapas da fotossíntese?
Quantas estátuas da Liberdade tem em Paris?
Como se calcula o grau de dissociação?